Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Semana da Ambientação segue com atividades de integração
A Semana da Ambientação está quase chegando ao fim. Hoje, 25, os novos alunos da URI terão programação junto aos seus cursos e amanhã, 26, acontece a tradicional Festa dos Calouros, com desfile do Rei e Rainha e divulgação do resultado da gincana, realizada ao longo da semana.
Ontem, dia 24, foram realizadas atividades de integração com os professores, veteranos e calouros, em que cada Diretório Acadêmico, junto com as coordenações, organizaram a recepção.
A diretora-acadêmica da URI, professora Elisabete Cerutti, em entrevista, fez a sua avaliação da Semana da Ambientação.
Quais são as inovações e aprendizagens presentes nesta semana?
Elisabete Cerutti - Desde março de 2015 a Direção junto aos Coordenadores de Curso vêm trabalhando para uma reestruturação da recepção dos calouros. Entendíamos que era preciso superar os trotes e realizar atividades que valorizassem a integração, o acolhimento e os valores presentes na nossa Missão, sempre no olhar da humanização. Nessa semana, entendemos o quanto conseguimos inovar e viver a recepção dos calouros com um tour pelo câmpus a partir de grupos de acadêmicos intercursos, tendo como guias os representantes dos Diretórios Acadêmicos. Outra novidade foram os grupos caracterizados por países, já que teremos um ano alusivo as olimpíadas. Destacamos, ainda, a presença de muitas famílias que acompanharam seus filhos no primeiro dia e vivenciaram as atividades, conhecendo melhor a URI. Todos aprendemos a fazer uma ambientação juntos.
Por que podemos considerar uma semana diferenciada?
Elisabete Cerutti - Diante do que nos propomos, avaliamos que é preciso viver a URI e celebrar o ingresso na Universidade, por parte dos calouros, e retorno à URI, dos veteranos. Assim, a semana vem sendo festiva e com muita ambientação e integração entre I e III semestre e com aulas normais para os demais veteranos. Na próxima sexta-feira, oportunidade que teremos a tradicional festa dos calouros, na quadra da URI, o desfile do Rei e da Rainha também será relacionado aos países que desde o início da semana acompanham os acadêmicos. Nossos acadêmicos estão felizes, motivados e vêm para a URI sem medos.
E a participação do DCE?
Elisabete Cerutti - A Semana da Ambientação é uma promoção da URI, tendo a Direção e os Coordenadores como articuladores e o DCE, que traduz a nossa representação discente com o apoio dos DAs. Quando ambos os sujeitos se encontram e planejam todos são partícipes da ação e o resultado positivo que estamos vivendo na URI deve-se, e muito, pela ativa participação do DCE que não te