Seminário de Tecnologias e Educação: Entrevista com Lucia Giraffa

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
25/06/2014

Encerram hoje, 26, as inscrições para a 5ª edição do Seminário de Tecnologias e Educação e I Seminário Núcleo de Tecnologias Educacionais, evento que será realizado na URI – FW, dia 11 de julho.

Trata-se de um evento promovido pela Universidade, em parceria com órgãos municipais e regionais da Educação, que visa contribuir com a formação dos professores com vistas à utilização das tecnologias.


Uma das conferencistas do evento, professora Lucia Giraffa, da PUC-RS, que palestrará às 9h30min sobre o tema “Gamificação no contexto ensino-aprendizagem”, em entrevista à Assessoria de Comunicação da URI, adiantou algumas informações a respeito da temática:

 

Assessoria de Comunicação - De que maneira os jogos, que são tão atrativos para as crianças/adolescentes, podem ser utilizados para a construção ensino-aprendizagem?

Profa. Lucia Giraffa - Jogar faz parte do cotidiano das crianças e dos adolescentes. Desde pequenos jogamos diversos tipos de jogos e a ludicidade permite que adquiramos conhecimentos de forma agradável e sem a pressão da intencionalidade que o estudo formal implica. Assim sendo, a adoção de jogos como estratégia de apoio a aprendizagem de conteúdos é um recurso que utilizamos na escola faz muito tempo. Com o advento do computador e, especialmente da Internet, temos acesso a conhecimentos e pessoas como nunca antes foi pensado. As comunidades virtuais que se forma em diversas redes de relacionamento fizeram com que ampliássemos o espaço de aprendizagem e de relacionamentos. A migração dos jogos para este ambiente foi natural e hoje a grande maioria que tem acesso a este mundo virtual joga alguma coisa em algum momento. A imensidade que isto corre é que varia. Assim sendo, temos buscado desenvolver jogos na comunidade de pesquisa de informática e Educação que unam elementos de desafios, recompensas e etapas típicas dos jogos que os alunos costumam utilizar. Como potencialidade destaca: trabalho colaborativo, respeito ao trabalho do colega, pensar a partir da decisão do outro e construção compartilhada de soluções.


Assessoria de Comunicação - Uma vez que o estudante aprende através de uma ferramenta que lhe proporciona também diversão, tornando o processo mais prazeroso, o nível de aprendizagem se amplifica?

Profa. Lucia Giraffa - É arriscado dizer isto. Quando se trata de uso de tecnologias ou outros elementos como apoio ao processo de ensinar e ao processo e aprender (destaco que são dois processos distintos).
O que se pode dizer é que potencialmente temos a aprendizagem ampliada se houver métricas que comprovem isto.
O que tenho observado é que a motivação para aprender aumenta e isto é um fator muito positivo e interveniente para aprendizagem.


Assessoria de Comunicação - Quais são os principais desafios, neste sentido?

Profa. Lucia Giraffa - Preparar os professores para escolher jogos ade

Confira as imagens: