Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Seminário IDEB e Avaliação em Larga Escala reuniu professores da rede
No dia 16 de julho foi realizado na URI – Câmpus de Frederico Westphalen o Seminário de Formação Continuada “IDEB e Avaliação em Larga Escala: a escola que temos e a escola que queremos”, organizado pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia da URI/FW Janaíne Souza Gazzola, Carine Dalssaso e Chana Francini Beltramin Denti e coordenado pela professora doutora Edite Maria Sudbrack.
O Seminário fez parte de um projeto de Iniciação Científica e objetivou discutir os processos de Avaliação em Larga Escala como indutores de políticas públicas educacionais, além de trabalhar o tema do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
O evento reuniu professores e gestores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena e da Escola Estadual Edgar Marques de Mattos de Frederico Westphalen, permitindo ampliar o debate acerca do tema, por meio das experiências relatadas.
Questões que fizeram parte do debate perpassam o dia a dia nas escolas e demonstram preocupação com a qualidade do ensino oferecido, ultrapassando, por vezes, o aspecto quantitativo presente nas avaliações externas.
Os gestores relataram os desafios que estão postos, dada a complexidade de gerir o ambiente de aprendizagem que vai desde manter a estrutura física da escola até o corpo docente e a permanência do aluno na escola. Os professores, por sua vez, destacaram o trabalho que desenvolvem para promover a aprendizagem efetiva dos alunos e para que estes tenham sucesso em seu aprendizado, características importantes para o alcance de bons resultados nas avaliações.
A URI – Câmpus de Frederico Westphalen agradece as contribuições dos participantes das escolas.