Seminário Jurídico debate Direito Eleitoral
Aberto na noite de segunda-feira, 30 de maio, o XVII Seminário Jurídico de Extensão Universitária tem como temática “Direito e Cidadania na Sociedade Contemporânea”. Esta edição do evento debate o Direito Eleitoral e contou com a participação dos acadêmicos do curso de Direito da URI-FW.
A palestra de abertura teve como tema “A mulher na Política Contemporânea”, apresentado pela representante da atual presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Deputada Silvana Covatti, a coaching Mileine Vargas, que trabalha com atendimentos e treinamentos voltados às mulheres, atraindo-as para a política.
Segundo Mileine, “nós somos hoje pouco mais de 52% da população brasileira, mas ainda temos poucas mulheres atuando politicamente. Uma representatividade de 9,5%. É muito pouco. Então o trabalho que eu tenho feito é de trazer essas mulheres para a política. Fazendo com que as mulheres se interessem cada vez”.
O assunto faz parte programa elaborado pela coordenação do curso e que até sexta-feira, vai apresentar aos acadêmicos diferentes pontos de vistas sobre temas relacionados ao Direito Eleitoral.
Na terça-feira, 31 de maio, o evento reuniu egressos do curso que ocupam ou já ocuparam cargos eletivos na região. O encontro, possibilitou a troca de experiências entre o público e os convidados. Também foram entregues as carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil, aos alunos aprovados na prova do OAB.
Quarta-feira, 1º de junho, foi dia de apresentações de trabalhos pelos acadêmicos. As sessões de comunicação integram a programação do XVII Seminário Jurídico, e dão aos alunos a oportunidade de apresentarem as pesquisas e estudos feitos ao longo do curso.
À noite, os palestrantes Dr. Carlos Eduardo Frazão, Assessor-Chefe do Ministro Luis Fux do Tribunal Superior Eleitoral e Dr. Mário Augusto Guerreiro, Ex-Juiz Eleitoral de Frederico Westphalem e e Juiz Auxiliar do Ministro Luiz Fuz do Superior Tribunal Federal, falaram sobre os novos paradigmas do Direito Eleitoral.
Um dos temas do evento tratou dos Valores Democráticos e sua Implementação pelo Legislativo, apresentado pelo Dr. Anonio Augusto Portinho da Cunha, diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do RS desde 1995. Além dele, o assunto também foi apresentado pelo Dr. Leonardo Tricot Saldanha, Juiz Titular do TRE-RS.
Na última noite, o tema foi a importância do Direito Eleitoral na formação do estudante de Direito. Foram palestrantes o advogado eleitoralista e diretor do Igade, Dr. Lucas Lazari e o ex-Juiz do TRE do Mato Grosso,, Dr. José Luiz Blaszak.
As palestras do XVII Seminário Jurídico de Extensão Universitária são realizadas no Salão de Atos do Câmpus, ás 19h. Os temas propostos são de interesse não apenas dos acadêmicos, mas também destinados a advogados, bacharéis da área, profissionais da área jurídica e à comunidade.