Seminário para Gestores da URI foi exitoso

A pró-reitora de Ensino, professora Rosane Vontobel Rodrigues encerrou o VIII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI. Para enriquecer sua fala destacou Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro.
Cortella aborda cinco competências que considera essenciais no líder: abrir a mente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear o espírito e empreender o futuro. “Cada uma exigirá coragem, paciência e humildade”, observou a pró-reitora. E prosseguiu: “liderar requer sensibilidade. É contando com esta sensibilidade de líderes que aqui se encontram que caminhamos para o próximo recredenciamento”.
Segundo a professora Rosane, finalizar dois dias tão intensos citando Cortella, “me faz reafirmar que nesses momentos em que nossas experiências, conhecimentos e propostas se encontram, são debatidas e refletidas, podemos marcar novos inícios e qualificar processos em andamento que não seriam tão ricos, nem tão qualificados se os fizéssemos sozinhos. Neste sentido o Seminário é um espaço ímpar”.
Corresponsabilidade
Reafirmou que “precisamos compreender que os processos de ação-reflexão que buscam intensificar a interligação e unicidade da URI auxiliarão na construção de uma totalidade chamada Universidade – comunitária, multicampi, regional e integrada. Reside, aqui, a importância destes nossos dois dias juntos, reunindo aqueles que têm a corresponsabilidade de liderar os processos administrativos, pedagógicos e formativos que encaminham nossa instituição para sua permanente consolidação”.
Segundo a pró-reitora “refletir sobre as metas do recredenciamento, da regulação nacional, da acessibilidade plena, das metodologias ativas, dos processos de avaliação do novo Sistema URI – TOTVS - do professor enquanto líder, do espetacular momento cultural promovido pelo teatro URI emCENA, acredito provocou estímulos à transformações. Afinal, em educação estamos sempre em transformação”.
Encerrou lembrando a todos uma pequena lição do poeta santiaguense Rogério Madrid, que afirma “procuro um ser que saiba que apesar de diferentes, somos todos iguais”, e justificou: “Trago presente esta afirmação para chamar à consciência de todos que somos diferentes, únicos, mas lembremo-nos: somos todos iguais,aqui meus colegas, reside o empreender o futuro”.
Programação diversificada
No segundo dia do Seminário houve palestra sobre “Neuroeducação: cérebro e comportamento – o professor enquanto líder”, com o Dr. Rodrigo Sartório (Florianópolis) e “Acessibilidade na educação superior: impactos na avaliação in loco”, com a professora Dra. Cláudia Maffini Griboski – UNB.
Às 10h30min para o segmento de Educação Básica ocorreu um “Diálogo entre as Escolas”, enquanto que a Dra. Gladis Luisa Baptista (Feevale) proferiu a palestra “A extensão na Un