Seminário sobre Universidades Comunitárias e o Desenvolvimento Regional reúne lideranças de todo o Estado

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
26/05/2023

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu, nesta quinta-feira, 25, o Seminário Sobre a Inserção das Universidades Comunitárias para o Desenvolvimento Regional, que contou com a presença de lideranças estaduais, como o reitor da URI, Arnaldo Nogaro, a reitora da UPF e vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Bernadete Maria Dalmolin, e o deputado estadual que coordena a Frente Parlamentar Sobre as Universidades Comunitárias, Rafael Braga Librelotto.


O evento fez parte da programação em celebração aos 31 anos da URI, e contou, também, com uma fala via videoconferência do reitor da Unochapecó e presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Claudio Alcides Jacoski, além da presença da comunidade acadêmica da URI/FW, como direção, professores e técnicos-administrativos.


De acordo com a diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, a participação de importantes lideranças no evento é essencial para que o debate seja colocado em evidência. “A presença de autoridades como o deputado estadual Rafael Librelotto agregou valor, uma vez que estão sendo discutidas várias políticas no Rio Grande do Sul que atendem às necessidades que a universidades comunitárias vêm pleiteando em busca da efetividade, da manutenção e do trabalho realizado nas sociedades em que estão inseridas”, explica.


Da mesma forma, o reitor da URI destaca que eventos como esse são necessários, pois deve-se fortalecer, junto às pessoas, o significado e o sentido das universidades comunitárias: o que fazem, a quem atendem e o que se espera. “Embora várias dessas instituições estejam em atuação há décadas, muitas vezes as pessoas pensam que as universidades comunitárias sobrevivem por si e não precisam de apoio da comunidade, mas precisamos, sim, dessa participação e, principalmente, dos entes políticos, para que entendam o que uma universidade comunitária é capaz de fazer em sua região em termos de formação e qualificação de recursos humanos e outras ações, como projetos sociais. O mais importante, atualmente, é criar condições para fortalecer a identidade dessas instituições, e este é um movimento que está acontecendo em várias regiões do Estado”, complementa Nogaro.


A relevância da programação, assim como da URI, foi mencionada também pela reitora da UPF e vice-presidente do Comung. “É fundamental celebrar o aniversário da URI, que é uma instituição, junto a outras 13 do Comung, que fez e faz grande diferença na educação e no desenvolvimento econômico e social do RS. O nosso sistema comunitário tem alguns diferenciais, como o de nascer junto às comunidades, de se envolver com estas e realizar muitos projetos e ações nas mais diferentes áreas do conhecimento. Uma universidade como a URI deve ser comemorada pois, por aqui, passaram muitas pessoas que, se não tivessem esta instituição, não conseguiriam acessar o ensino superior e, consequentemente, não estariam nas mais diferentes frentes de trabalho", frisa Bernadete.


Ainda em relação à promoção de ações realizadas pelas Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), o presidente da Abruc, Claudio Jacoski, salienta que a participação da associação permite a exposição de condições nacionais atuais, relatando as dificuldades que estão sendo enfrentadas na conjuntura nacional, e também aproveitando para levar para as ICES, tudo que está acontecendo no nível de educação superior. “Necessita-se enfatizar a importância deste tipo de evento que foi realizado pela URI, pois de certa forma, permite que as pessoas da comunidade, tanto interna como externa, possam discutir um tema tão relevante, como foi o caso pautado e, a partir destes momentos, também apresentar para a sociedade uma defesa do conjunto de comunitárias estaduais e nacionais, modelo que o país deveria permitir seu desenvolvimento de uma forma mais pujante. Então, é com esse olhar que participamos deste evento, parabenizando a URI pelos seus 31 anos e também pelas atividades realizadas que elevam o nível de posicionamento das ICES em nosso país”, acrescenta o também reitor da Unochapecó.



Confira as imagens: