Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Seminário URI de Curricularização da Extensão reúne docentes da universidade

Os professores e a direção da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram nesta segunda-feira, 19, de um Seminário de Curricularização da Extensão. O evento contou com a palestra das professoras convidadas Aline Krüger Batista, Maria Helena Gehlen e Naiana Oliveira e teve a temática “Vivência e organização da Curricularização da Extensão”.
Durante o evento, os professores presentes puderam debater sobre a promoção da Extensão na educação superior brasileira. Entre os temas abordados, se destacaram a organização da Pesquisa e dos processos interdisciplinares que a Extensão desenvolve em articulação com Ensino e Pesquisa, promovendo a educação transformadora, a troca de saberes com a comunidade e a possibilidade de produzir novo conhecimento e aprender junto à sociedade em que a universidade está inserida.
As palestrantes demonstraram exemplos de ações de Extensão Universitária em suas áreas e abordaram a importância da normatização de registro e inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação das universidades.
Além destas pautas, os professores, diretores e palestrantes também debateram sobre a importância de valorizar a comunidade como território de Extensão. Segundo as palestrantes, a comunidade em que a universidade está inserida é o maior laboratório que os acadêmicos podem acessar. Não há Extensão nas dependências internas da instituição, e as disciplinas extensionistas são importantes para o desenvolvimento da interprofissionalidade dos alunos em conjunto com os aprendizados do Ensino e da Pesquisa.