Ser Estagiário: Expectativas e Possibilidades da Fisioterapia no Espaço Hospitalar é tema de aula inaugural

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
02/05/2022

O curso de Fisioterapia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu, na última semana, a aula inaugural do semestre da graduação com o tema “Ser Estagiário: Expectativas e Possibilidades da Fisioterapia no Espaço Hospitalar”. Na oportunidade, os alunos do curso puderam participar de palestras das fisioterapeutas preceptoras de estágio hospitalar, Fernanda Balestrin e Camila Frizon, e da preceptora do Centro Especializado em Reabilitação III, Isabô Strada. As moderadoras do evento foram a coordenadora da graduação, Karim Bordignon, e a preceptora de estágio, fisioterapeuta Edina Steffens.


A temática refere-se à atuação dos estagiários do curso no Hospital Santo Antônio, na cidade de Tenente Portela, instituição conveniada ao curso no ano de 2022. O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório para a integralização das disciplinas profissionalizantes da graduação em Fisioterapia da URI/FW, tem caráter formativo e constitui atividade obrigatória, devendo apresentar supervisão direta e ser cumprido pelos alunos efetivamente matriculados nos 9º e 10º períodos do curso.


Segundo a coordenadora do curso, professora Karim, o Estágio Supervisionado é muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas necessárias para formação, mas também uma experiência de crescimento pessoal e profissional, além de um importante instrumento de integração entre universidade, centros de saúde e comunidade. “Desta forma, o estágio que está sendo realizado no Hospital Santo Antônio, e no CER III, na cidade de Tenente Portela, consiste na avaliação e no tratamento fisioterapêutico nas áreas de fisioterapia motora e cardiorrespiratória. Vivências como estas qualificam ainda mais a formação de nossos alunos”, comenta.


Os principais objetivos dos estágios em Fisioterapia da URI/FW são promover a formação qualificada e atenta às demandas em saúde dos acadêmicos da universidade, proporcionar aos participantes atualização nas áreas de atuação abordadas no ambiente hospitalar e compartilhar entre os acadêmicos o conhecimento sobre o Estágio Supervisionado, formas de atuação do futuro fisioterapeuta mediante novos métodos e pesquisas.


A aula inaugural do curso de Fisioterapia tem sido, tradicionalmente, na URI, espaço de trocas de conhecimentos entre acadêmicos/as e profissionais, além de serem um rico momento de aproximação. Sempre focam nas demandas comunitárias, na ideia de contribuir com a formação profissional, com um caráter interdisciplinar.

Confira as imagens: