VLibras

Série de TV estimula produção textual no curso de Direito

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
17/04/2015

Ler e escrever com proficiência é uma competência linguística necessária a todos os profissionais que desejam colocar-se bem no mercado de trabalho. Por isso, desenvolver práticas de leitura e produção textual que visem a desenvolver essa habilidade nos cursos de graduação é fundamental, especialmente nas áreas profissionais em que o uso da palavra é ferramenta de trabalho.


Considerando isso, neste semestre, a disciplina “Língua Portuguesa”, ministrada pela docente Luana Teixeira Porto no curso de Direito, tem buscando explorar diferentes metodologias para despertar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita assim como para possibilitar produções textuais que revelem equilíbrio entre conteúdo apresentado e linguagem adotada, favorecendo que temas ligados à área do Direito sejam debatidos em sala de aula. Dentre as ações propostas, a professora promoveu, na última semana, uma atividade prática envolvendo leitura de texto áudio-visual da série de TV “Questões de Família”, da GNT, e produção de texto que requer habilidades básicas para a produção de redação no contexto jurídico.


Para isso, a turma assistiu ao episódio “Colateral” da série, o qual trata da indenização material em decorrência de abandono afetivo de pai em relação ao filho. Divididos em grupos e com temas diferentes, os alunos produziram textos que procuravam despertar, através do uso da palavra, seleção vocabular e estratégias discursivas para relatar caso, descrever partes envolvidas e sustentar pedidos ou sua contestação, mobilizando assim habilidades associadas à narração, à descrição e à argumentação. “Nosso objetivo é preparar nossos alunos, que serão operadores do Direito, para realização de produções textuais escritas e orais que revelem conhecimento lingüístico, habilidade comunicativa e conhecimento técnico”, explica a professora.


Alunos da disciplina puderam observar como essa metodologia pode ser adotada para estimular a leitura de textos e levar os alunos a investigar a construção e o sentido dos textos que escrevem.  Uma das alunas da turma, Maiara Cristina Dal Toé, já é formada em Ciências Biológicas a atualmente cursa o segundo semestre de Direito, destacou a relevância das atividades desenvolvidas em aula. Para ela “atividades como essa, que se diferenciam das habituais, são de extrema importância na nossa aprendizagem, trazem questões do nosso cotidiano, utilizando métodos que nos chama atenção, como séries que retratam o Direito”.

 

Outros estudantes também avaliaram positivamente a proposta: Marcos Aurélio Filipiaki afirmou que isso “proporciona um debate intenso e proveitoso em sala de aula, instigando o poder de argumentação”; para Vera Lucia Steffen Goetz, “o tema tornou a aula muito mais interessante e superdinâmica, considerando também a importância do tema, que é presenciado e vivenciado por muitas famílias no dia a dia”  e Andréia Maria Zamberlan Perlin enfatizou que, “Quando o estudante ocupa a posiçã

Confira as imagens: