Setembro Amarelo: a URI em favor da vida

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
11/09/2015

A URI – FW através do curso de Psicologia realizou ontem, 10, uma ação em prol da divulgação do Setembro Amarelo, e, em maior medida, para alertar acerca da importância da conversa e da manutenção da vida.


Acadêmicos e professores do curso distribuíram, na Universidade e no centro de FW, fitas amarelas para pregar na roupa, faixas amarelas para os estabelecimentos e cartazes com mensagem reflexiva sobre o tema que tem alertado a população, já que de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituiu o mês de setembro como alerta para o problema, os índices de suicídio têm aumentado consideravelmente.


De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Marisa do Nascimento Pigatto, a ação desenvolvida foi bastante positiva, já que acadêmicos e professores se mobilizaram e toda a comunidade acadêmica e também externa, foi muito receptiva. “É o começo de um processo, ainda precisamos dar outros passos, pois o que queremos é qualidade de vida para as pessoas, e estimular o olhar para o outro, que pode estar precisando de auxílio”.


A professora Marisa explicou, ainda, que em função dos bons resultados do Outubro Rosa – em prevenção ao câncer de mama –, e do Novembro Azul – campanha para a saúde do homem –, a OMS criou esta nova campanha, uma vez que o suicídio já se configura como um problema de saúde pública. A incidência de suicídios no Brasil é principalmente de jovens entre 15 e 30 anos e idosos acima de 60, sendo que a cada 40 minutos uma pessoa morre por suicídio no país. 


No Relatório Global para Prevenção ao Suicídio (2014), divulgado pela OMS, dados revelam que mais de 800 mil pessoas cometem essa forma de violência todos os anos no mundo. O comportamento suicida, quando identificado por familiares, amigos ou profissionais da saúde, e quando dada a atenção que merece, pode ser evitado. Desse modo, toda a população, incluindo familiares, amigos, profissionais em geral e autoridades possuem seu papel na prevenção e no cuidado desempenhado em relação ao assunto.
 

Confira as imagens: