Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Sicredi e URI apresentam protótipo modular de descontaminação de ambientes
O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores da universidade, com apoio da cooperativa

Representantes da Sicredi Conexão e da URI/FW reuniram-se no dia 8 de outubro, no Small Farm Hub, para apresentar o protótipo modular de descontaminação de ambientes. O equipamento foi criado na época da pandemia da Covid-19 pelos pesquisadores da universidade, Carlos Eduardo Blanco Linares e Maicon Luís Flach, em parceria com a cooperativa de crédito.
O protótipo utiliza o princípio de radiação UV para eliminar dos mais variados ambientes e materiais, bactérias, fungos e vírus patógenos aos seres humanos. Nominado como SMCBV-01-US, o equipamento é composto por módulos, que permitem ao usuário flexibilidade de potência, possibilitando aumentá-la ou diminuí-la conforme necessidade ou dimensões do ambiente inserido.
– O equipamento pode ser aplicado para esterilização de superfícies de toque, não destinadas a um único tipo de material, podendo ser, de maneira geral, aplicado em plástico, aço inoxidável e, ainda, empregado para esterilização de salas cirúrgicas, odontológicas, salas de aula, agências bancárias, entre outras aplicações. O sistema foi projetado para funcionar mesmo na presença de pessoas, nesse modo trabalha descontaminando somente o ar circulante – explica o professor Linares.
Quando configurado para descontaminação de ambientes, o SMCBV-01-US dispõe de sistema de segurança para desligamento automático em caso de presença de pessoa ou animal. “O equipamento demonstrou alta eficiência frente a variados micro-organismos patogênicos ao homem, além de incorporar tecnologia que assegura seu uso em diferentes situações”, assegura Flach.
O equipamento poderá ser utilizado para esterilizar ambientes dentro da universidade, bem como ser objetivo para novas pesquisas.