Simpósio Afrocultura: Literatura indígena foi tema na noite de quarta-feira

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
09/10/2014

A noite de 8 de outubro ficou marcada com a presença da Professora Doutora Ana Lucia Tettamanzy que tratou a temática “Literatura indígena: autores, temas e formas artísticas” no III Seminário Afrocultura. Após uma saudação em língua índigena Tupi, ela prometeu que em uma próxima vinda Universidade, saudará na linguagem kaingang (indígenas típicos da região). Além de abordar o assunto da temática, a palestrante discutiu de maneira crítica o fomento dessa forma de literatura nos dias de hoje.

 


No segundo momento da noite a Professora Doutora Maria das Graças Ferreira, conhecida como “Graça Graúna”, descendente de potiguaras, palestrou sobre a temática Textos indígenas: o prazer da leitura. Ela listou autores brasileiros, históricos e contemporâneos, e a importância dessa literatura para conhecimento dos nossos antepassados locais e suas culturas que se perpassam ainda os dias de hoje.

 

 

Mediação da professora Ana Paula Porto


Para a professora da área de Ciências Humanas, Valdineia Cerutti, que participou do evento, é fundamental nas escolas a tratativa do assunto, tanto no ensino médio como no ensino fundamental, público e privado ela ressaltou que “com certeza a URI está fazendo um excelente trabalho oportunizando um evento como esse para os professores”.

 

 

Também participante do evento a Professora da área de ciências humanas Marcia Marlize Guse Fão, destacou em entrevista que hoje “vivemos em um país com a diversidade cultural muito ampla, porém essas temáticas, principalmente quando se trata da cultura afro e da cultura indígena, ainda não são tratadas como devem, nem sempre se tem o respeito que se espera que teria, da mesma forma que acontece com outras minorias, é preciso gente trabalhar ainda mais para que aos poucos a gente aprenda a respeitar toda a diversidade que existe no nosso país”.

 

Confira as imagens: