Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Simpósio Afrocultura nas escolas: oficinas encerraram o evento na quinta-feira
O III Simpósio Afrocultura foi realizado na URI entre os dias 07 e 09 de outubro e reuniu mais de 200 pesquisadores de diferentes locais a fim de debaterem o tema Narrativas afro-brasileiras e indígenas, memórias e ensino.
Na sexta-feira, 09, o Seminário Afrocultura foi para as escolas. A Literatura Africana, a partir de diversos contos, foi a pauta principal nas oficinas realizadas pelos professores e alunos do curso de graduação em Letras e Mestrado em Letras da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.
As oficinas ocorreram na Escola Madre Tereza, de Seberi, 20 de Setembro, de Caiçara, Sepé Tiaraju, de FW e também no Auditório da URI. A partir destes encontros, foi possível ampliar as reflexões acerca desta área da Literatura que pode ser mais difundida entre os professores e estudantes.
Ao findar o Simpósio, a coordenadora do evento, professora Dra. Luana Teixeira Porto, falou a respeito do tema que guiou as ações destes três dias:
"A realização deste III Simpósio Afrocultura mostrou-nos de forma muito clara o quanto a temática da cultura afro-brasileira e indígena desperta interesse de professores e pesquisadores de todo o país, haja vista a busca de profissionais de vários Estados por este evento não só para assistir a palestras e oficinas, mas também para apresentar comunicações. Além disso, encerramos o evento, tendo a certeza de que estamos cumprindo um compromisso social de dar visibilidade e espaço para vozes que historicamente têm sido silenciadas sejam ouvidas e ainda para que pesquisas sobre a cultura de negros e índios sejam socializadas e incitem novas descobertas
. A participação da comunidade da região também precisa ser destacada, pois tivemos uma significativa presença de professores e alunos de instituições próximas geograficamente da Universidade no evento e nossas oficinas realizadas nas escolas públicas foram muito bem aceitas e recebidas pelo público discente e docente. Por isso, registramos agradecimento a todos que nos ajudaram a construir o maior Simpósio Afrocultura desde sua primeira edição".
Veja ainda:
- Primeiros momentos do Simpósio
- Solenidade de abertura do Simpósio Afrocultura