SisGen: URI/FW promove conscientização sobre gestão do patrimônio genético

A formação foi ministrada pelo doutor em biodiversidade animal, Ricardo Giovenardi

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
05/08/2025

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen realizou uma formação sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). A formação foi ministrada pelo doutor em biodiversidade animal, Ricardo Giovenardi, e contou com a participação dos alunos dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. Os universitários tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprender sobre como aplicar o SisGen em seus projetos e trabalhos de conclusão de curso.


O SisGen é um sistema de gestão de base nacional que visa monitorar e cadastrar as pesquisas que envolvem o patrimônio genético brasileiro e o conhecimento tradicional associado. O objetivo é garantir que a biodiversidade brasileira seja utilizada de forma responsável e sustentável, e que os conhecimentos tradicionais sejam respeitados e protegidos.


Segundo Giovenardi, a formação teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do SisGen e como ele funciona. “Os acadêmicos aprenderam sobre a necessidade de cadastrar as pesquisas que envolvem o patrimônio genético brasileiro e o conhecimento tradicional associado, e como a universidade trabalha para garantir que essas pesquisas sejam realizadas de forma responsável”, explica o doutor.


A formação sobre o SisGen foi importante, pois os alunos saíram com uma melhor compreensão sobre a importância da gestão do patrimônio genético brasileiro e do conhecimento tradicional associado.

 

Organização do SisGen na URI/FW

A URI/FW tem uma organização interna para gerenciar o SisGen, que é responsável por monitorar as pesquisas que envolvem o patrimônio genético brasileiro e o conhecimento tradicional associado. A universidade trabalha em parceria com os professores e orientadores para garantir que as pesquisas sejam cadastradas corretamente e que os conhecimentos tradicionais sejam respeitados.


- A URI/FW continuará a promover a conscientização sobre o SisGen e a trabalhar para garantir que as pesquisas sejam realizadas de forma responsável e sustentável – finaliza Giovenardi.

Confira as imagens: