Sistema de Inspeção Municipal é tema de palestra

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI-FW
07/06/2016

Na última sexta, 03 de Junho, os acadêmicos do 5° Semestre de Tecnologia em Agropecuária – Pronera participaram da palestra sobre a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), realizada pelo professor Gelson Pelegrini. O evento realizado no Centro de Atendimento Tecnológico (CATT), no Câmpus II integrou o conteúdo previsto na disciplina de Cooperativismo e Associativismo.


Os palestrantes foram o Diretor Executivo, Elizeu Luis Liberalesso e o Assessor Técnico, Marco Antônio Garcia. As ações realizadas pela Agência nas regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea foram destaque. O principal foco foi a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios da região e a adequação das agroindústrias dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo sistema.


Dentre as inúmeras agroindústrias instaladas na região do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, muitas delas já estão enquadradas ao sistema SIM. Mas, segundo o Diretor Elizeu Luis Liberalesso, “de nada adiantaria ter produtos para comercializar se não possui um destino definido ou certo. Pensando nisso a agência ADMAU e os municípios da região buscaram parcerias com várias Cooperativas buscando encurtar este processo e incentivar o consumo de produtos oriundos da agricultura familiar e de pequenas Agroindústrias”.


Aina dentro deste contexto, os alunos tiveram acesso a outras informações sobre as normas e o funcionamento das agroindústrias, possibilitando a ele o entendimento do processo dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).