Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Solenidade de abertura do Simpósio Afrocultura reafirma o compromisso com o outro
A solenidade de abertura do III Simpósio Afrocultura - Narrativas afro-brasileiras e indígenas, memórias e ensino foi realizada na noite desta terça-feira, 07.
Na presença de autoridades acadêmicas e municipais, os mais de 200 inscritos do evento puderam acompanhar as discussões acerca da temática que segundo a diretora-acadêmica da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, reafirma o compromisso da universidade com o outro, as minorias que são sujeitos da história e frutos de conhecimento. “Momentos como este reafirmam a nossa missão”, destacou.
A coordenadora do Mestrado em Letras da Universidade, Maria Thereza Veloso, também salientou, em seu discurso, a importância de lançar o olhar e as percepções sempre além, buscando uma sociedade igual. De acordo com a professora, a partir das temáticas abordadas no evento é possível que se faça a diferença nos mais diversos ambientes, transformando os saberes em uma prática diária nas convivências de cada um.
Na ocasião da abertura oficial do Simpósio, o palestrante Eduardo de Assis Duarte ministrou a conferência “Literatura, cultura afro-brasileira e ensino”.
Já a conferencista Esmeralda Ribeiro abordou o tema “Movimento Negro Brasileiro e a produção literária afro-brasileira: o prazer da leitura”.
A mediação das palestras foi realizada pela professora Denise Almeida Silva
Ainda na oportunidade, os participantes foram brindados com a apresentação cultural do Coral da URI, que interpretou canções relacionadas com o tema norteador do evento.
Também na ocasião da abertura, os palestrantes do Simpósio, Ana Lucia Tettamanzy, Graça Graúna, Esmeralda Ribeiro e Eduardo de Assis Duarte lançaram suas mais recentes obr