Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Solidariedade e conhecimento no “Direito em Ação”

Uma visita a Casa de Acolhimento – Lar São Francisco, em Frederico Westphalen, foi a atividade proposta aos acadêmicos do 3º semestre do curso de Direito Diurno da URI/FW como forma de conhecer e exercer na prática teorias aprendidas em sala de aula.
No dia 04 de maio, a turma esteve na instituição participando da ação intitulada “Direito em Ação” proposta pela disciplina de Sociologia, ministrada pelo professor Fernando Battisti.
Segundo o professor, a ideia era promover uma ação social com os acadêmicos, depois do grupo ter estudado a importância das instituições sociais e das teorias clássicas da sociologia, verificando o impacto na sociedade contemporânea.
Durante a visita os acadêmicos conheceram a estrutura da casa. A Direção da instituição explicou ao grupo a importância da entidade dentro da realidade local e regional, relatando as ações que envolvem a formação humana, construção de valores e as disposições legais vinculadas as atividades realizadas pela casa de acolhimento.
A estada no Lar oportunizou que os acadêmicos entregassem agasalhos recolhidos pela turma e concretizando assim a atividade “Direito em Ação”.
Segundo o professor Battisti, “a atividade proporcionou a todos um momento de crescimento, vivência de valores e troca de experiências. Os acadêmicos puderam visualizar a importância do aspecto social na estruturação do lar, bem como, sua relação com o âmbito jurídico quando se aborda a questão dos direitos sociais tutelados constitucionalmente e suas implicações vivenciais no que concerne aos direitos da criança e do adolescente”.