Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Soluções econômicas para facilitar os movimentos
Projeto “Facilitando o Movimento” desenvolve equipamentos para contribuir no trabalho dos...

No dia 18 de Junho, os acadêmicos do 5° semestre do curso de Fisioterapia, na disciplina de Cinesioterapia, expuseram os equipamentos elaborados para o projeto "Facilitando o Movimento", orientados pela professora da disciplina Clarice Maria Peripolli.
A elaboração dos protótipos precisou obedecer dois eixos: facilitação para o trabalho do fisioterapeuta e equipamentos para uso de pacientes atendidos em domicílio. Os acadêmicos priorizaram a facilitação dos movimentos de articulações específicas e também suspensão de peso, transferências e deambulação.
Todos os equipamentos tiveram como marca a autenticidade, criatividade e custos mínimos (máximo de 100 reais), acessíveis a realidade local. A apresentação foi um marco para a turma e demais acadêmicos que puderam acessar os equipamentos, evidenciando a maturidade dos alunos e a sua preocupação com os colegas profissionais e ainda mais com seus pacientes.
As acadêmicas Mariele Cherobini, Izabel dos Santos e Geisa Ribolli, desenvolveram um Andador Ortostático, que possibilita ao indivíduo/paciente, marcha segura, controle de equilíbrio e estabilidade postural, consequentemente reduzindo o risco de quedas. Mariele destacou a importância das atividades práticas para a sua formação “Os momentos de prática são muito importantes pois favorecem o aprendizado, neles desenvolvemos habilidades diferentes, além de despertar a curiosidade para o novo. Em nosso curso de Fisioterapia necessitamos de atividades práticas, pois vamos trabalhar com pessoas que precisam do nosso cuidado e auxílio. A busca de iniciativas econômicas para aquelas pessoas que não dispõe de recurso para comprar equipamentos também merece destaque pois desta forma facilitamos o dia a dia do paciente.”.