Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Soluções foi o conteúdo abordado no 2º ano do ensino médio

Em nosso cotidiano estamos cercados de produtos químicos, manipulados industrialmente, que são indispensáveis em nossas tarefas diárias. A grande maioria destes é constituída por sistemas variados com características e formas diferentes, formados por mais de um componente, os quais chamam de misturas. Estas podem apresentar aspecto homogêneo ou heterogêneo. Os sistemas com aspecto homogêneo são chamados de soluções.
Um aspecto muito importante a conhecer em uma solução é a proporção entre a quantidade da substância dissolvida (soluto) e a quantidade que está dissolvendo (solvente). No nosso dia-a-dia, podemos preparar um “molho” para salada mais salgada, ou menos salgado, um suco mais forte ou mais fraco, um café mais forte e um mais fraco, ou seja, depende da quantidade de soluto ou solvente que adicionarmos. A isto chamamos de preparo de soluções. Este pode ser realizado na prática diária com ações comuns como também no laboratório, no preparo de medicamentos, produtos alimentícios, de higiene ou limpeza, que se apresentam mais ou menos concentrados.
Desta forma, destaca-se a importância de condicionar ao aluno esta visão ampla dos conteúdos da química, ou seja, sua aplicação diária e a possibilidade de estar desenvolvendo na prática a visualização teórica. Sendo assim, as aulas de química do Ensino Médio da Escola Básica da URI/FW, têm proporcionado, a partir de atividades laboratoriais, uma grande interação com a prática diária e o conteúdo científico visualizado em sala de aula, possibilitando ao aluno manipular reagentes e vidrarias as quais lhe fornecem uma melhor assimilação do conteúdo empírico.
Por Izaura Ceolin dos Santos - Professora de Química