Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Suincultura é tema de atividade prática

Os acadêmicos do 5º semestre do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária participaram de uma atividade teórico-prática diferenciada. Uma aula na qual os alunos aliaram os conhecimentos trabalhados e visto em sala de aula, com a prática de uma granja de suínos em produção.
A atividade foi realizada no dia 13 de maio, na propriedade do Sr. Inácio Londero, residente no município de Caiçara-RS. A aula foi conduzida pelo professor responsável pela disciplina de Suinocultura, Dr. Sandro José Paixão.
A propriedade do Sr. Inacio Londero conta com uma área de 10 hectares, onde a família desenvolve atividades de suínos em fase de terminação de forma integrada e bovinocultura de leite. O local vem passando por grandes mudanças, segundo relato do proprietário, com o intuito de melhorar as condições de vida da família e incentivar o filho a permanecer para fazer a sucessão familiar dentro da propriedade.
Na aula foram abordados pontos sobre a localização da granja, quanto a questões ambientais e legalização do local, instalações e dimensionamento da área, para saber se o numero de suínos presentes na granja, esta de acordo com as recomendações de espaço segundo as normas de bem estar animal, manejo dos animais em fase de terminação, manejo nutricional e manejo dos dejetos.
Os acadêmicos ainda ouviram um relato sobre a propriedade da família Londero, sobre a parte nutricional de vacas de leite. O professor Sandro, aproveitou para falar sobre a nutrição e os componentes que integram cada dieta, mostrando assim na prática que tudo que é visto em sala de aula, esta presente no dia a dia de uma propriedade.
Segundo o acadêmico Bruno Cesar Barcellos, “houve um grande aproveitamento da atividade, pois a grande maioria dos colegas nunca esse tipo de atividade em uma instalação de suínos, conseguindo, assim, aliar os conhecimentos teóricos com minuciosos detalhes das práticas vivenciadas pelo Agricultor Proprietário, o que é um diferencial do vivenciado em sala de aula, possibilitando a ampliação da visão em cima da prática da criação de suínos em um sistema integrado. A atividade também proporcionou a ampliação da visão dos acadêmicos a respeito da real necessidade de uma UPF (Unidade de Produção Familiar), possibilitando desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos”.
Para o professor Sandro, “oportunidades como esta são extremamente produtivas, pois proporcionam aos acadêmicos a vivência de atividades diferentes das rotinas diárias e agregam conhecimento. A oferta de aulas práticas faz parte da rotina de atividades acadêmicas realizadas pelo curso”.