Taller Vertical Internacional: entrevista com professor colombiano Fabián Aguilera

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
16/09/2015

O Taller Vertical Internacional segue na URI – FW nesta semana com uma vasta programação, que inclui a participação da comitiva da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Facultad de Arquitectura da Universidad La Gran Colombia.


O conferencista colombiano, Professor Fabián Aguilera, que é o patrono desta edição do Taller, já proporcionou diversos momentos de aprendizagens aos acadêmicos através de palestras e oficinas. Além disso, o professor e os alunos da Universidad de La Gran Colombia estiveram reunidos com os diretores da URI-FW.


Em entrevista à Assessoria de Comunicação da URI-FW, o professor Fabián falou a respeito da importância do intercâmbio de informações entre os estudantes dos dois países e, ainda,  sobre a internacionalização envolvendo os cursos. Confira:


É a segunda vez que participa do Taller em nossa Universidade, qual a sua avaliação sobre esta segunda edição do evento?


Professor Fabián Aguilera -
Desde que estive aqui visitando a Universidade no último ano, temos um progresso. Conseguimos implementar muitas informações metodológicas quanto aos resultados. Neste segundo Taller, o evento apresenta também metodologias e processo que havíamos conseguido obter desde a primeira edição do evento. Acredito que a Universidade tem apoiado muito esse tema da Internacionalização do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ter visitantes da URI em Bogotá, tem oportunizado também para que os acadêmicos tragam uma bagagem de conhecimento para a Universidade. A vinda dos alunos da Facultad de Arquitectura da Universidad La Gran Colombia na URI, nos permite também levar tudo que podemos de conhecimento, mas também compartilhar uma série de metodologias da Arquitetura que é importante para todos.

 


Quais os benefícios proporcionados através deste contato entre alunos de diferentes países?


Professor Fabián Aguilera - Esse intercâmbio de ideias e conhecimento é mais que importante, é necessário. Temos que entender que a Arquitetura tem que ultrapassar espaços geopolíticos e geográficos. É diferente entender como é a Arquitetura em Bogotá em comparação com o Brasil. E dentro de um mesmo país, porque Frederico Westphalen tem uma Arquitetura e Curitiba tem outra. O intercâmbio é muito importante para os acadêmicos poderem alimentar o seu conhecimento, tendo essa melhor percepção. A Arquitetura é toda essa cenografia que se tem que alimentar a partir de imagens, e as imagens podem vir desses cenários.

 


Quais as suas percepções acerca da internacionalização no que diz respeito à integração entre universidades?


Professor Fabián Aguilera -
Um dos maiores benefícios que a relação entre as duas Universidades (URI e La Gran Colombi

Confira as imagens: