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TDAH e Autoavaliação foram temas de Formação Continuada
O curso de Ciência da Computação realizou a II Formação Continuada de Professores do Colegiado.
O evento realizado no dia 20 de julho, teve como temas “O TDAH na Universidade”, ministrada pela professora Rosane de Fátima Ferrari e “Autoavaliação: possibilidade para repensar o processo de ensino e aprendizagem”, ministrada pela professora Maria Cristina Gubiani Aita.
A professora Rosane falou sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. O transtorno é neurológico de causas genéticas e acompanha o indivíduo por toda a vida, caracterizando-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Ela salientou a necessidade de compreensão sobre o transtorno, destacando algumas sugestões para que os professores consigam desenvolver as disciplinas com acadêmicos que possam ser portadores do transtorno, como organizar aulas esquematizadas; revisar a matéria de modo participativo; realizar a conexão dos conteúdos com a realidade; apresentar conteúdos objetivos, prender a atenção do acadêmico através do tom de voz e postura corporal e utilizar diferentes recursos para ministrar as disciplinas.
Já a professora Maria Cristina abordou os Processos de Avaliação Institucional - Autoavaliação Institucional – interna e visitas in loco e ENADE - externa, e falou também sobre os impactos que esses processos têm em relação ao ensino-aprendizagem.
A professora comentou sobre a necessidade de se criar a cultura da Autoavaliação e de demonstrar a importância do feedback da mesma para os acadêmicos e professores, práticas que já vem sendo trabalhadas no Curso e que estão sendo utilizadas nesta gestão.