Tecn. Agropecuária ministra Aula Transdisciplinar

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW com apoio do curso de Tecnologia em Agropecuária
07/05/2018

Os acadêmicos do 5º semestre do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária participaram de uma aula transdisciplinar.


A atividade foi realizada no dia 28 de abril, na propriedade do acadêmico Jardel Cansian, na Linha Sete de Setembro, município de Taquaruçu do Sul, mediando todas as disciplinas do 5º semestre do Curso, principalmente as da área animal.


Entre os temas trabalhados destaque para o espaço de debate e a reflexão sobre a área de produção animal como a bovinocultura de leite, suinocultura e aquacultura, além do Projeto Profissional e de Vida. Também durante a aula foram debatidos vários elementos que fazem parte da estrutura da sistemática de produção.


No decorrer da aula os acadêmicos visitaram toda a unidade de produção e tiveram intervenções e troca de conhecimento com a participação dos professores Sandro Paixão e Thiago Cantarelli nos diferentes espaços da propriedade.


A ação proporcionou conhecimentos práticos das áreas de monitoramento ambiental, aquacultura, suinocultura, bovinocultura de leite, cooperativismo e associativismo, manejo de doenças de plantas e elaboração e implantação prática de projetos IV.


Segundo o professor Sandro Paixão “ouvir a explanação do acadêmico Jardel Cancian juntamente com toda a família sobre o seu Projeto Profissional e de Vida, no primeiro momento da aula, faz ver que o curso Superior de Tecnologia Agropecuária está no caminho certo e cada vez mais convicto de que é possível promover a sucessão das propriedades rurais, com renda e qualidade de vida".


Segundo relato do próprio acadêmico, pelos dados apresentados, a produção de leite passou a ter uma maior lucratividade após o início no curso, através do auxílio dos professores com assuntos trabalhados em sala de aula.

"Quanto as aulas que são realizadas dentro do sistema de produção como foi a aula deste dia na casa do Jardel, onde ele em questão de cinco meses com o mesmo plantel de animais saiu de uma produção média de 13 litros de leite/vaca/dia, para uma produção média atual de 18 litros/vaca/dia. Apenas fazendo e seguindo as orientações que são transmitidas pelos professores do curso. Dessa forma aumentando a renda da atividade", explicou o professor.


Para ele, atividades como esta proporcionam aos jovens acadêmicos entenderem que a produção de leite, que na grande parte depende da produção de pasto, que este pasto pode ser adubado com o dejeto produzido pelos suínos, e que para uma boa produção de peixe, também é preciso ter um tanque “açude” fértil para produção de algas que são fontes de alimento para os peixes e também a principal fonte para fotossíntese e oxigenação da agua.


De acordo com a Coordenação do curso, integrar todas as disciplinas de uma turma em uma única aula “transdisciplinar” é o caminho mais certo para o que o acadêmico possa entender e conhecer mais o próprio sistema de produção. Já que a propriedade para ser rentável tem que se trabalhada de forma integrada, envolvendo todas as ativid

Confira as imagens: