Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Tecnologia em Agropecuária debate a atuação do Incra na profissionalização do campo
Aula inaugural do curso conta com a presença do superintendente regional do Incra/RS

O curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promove neste sábado, 4, às 8h30min, no auditório da Universidade, a aula inaugural da terceira turma em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O objetivo é debater a atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na profissionalização do campo. A programação terá a participação do superintendente regional do Incra/RS, Gilmar Tietböhl Rodrigues.
Segundo o coordenador da graduação, Gelson Pelegrini, a presença do superintendente na instituição é importante, pois o Incra/RS é responsável por questões de cadastros de terras e regularizações fundiárias da região, além de ser parceiro da URI/FW. “O Incra tem este termo de fomento com a terceira turma de Tecnologia em Agropecuária, e a URI é a única universidade comunitária do país que tem este convênio com o Pronera. Nosso projeto também é o único que oferta as turmas para o público do crédito fundiário, o programa de acesso à terra, Terra Brasil, para agricultores familiares, executado pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, frisa.
Durante o evento, serão debatidas questões como o trabalho do Incra/RS e a profissionalização do campo, focando na atuação do Pronera. Esta é uma das primeiras ações que o superintendente Gilmar Tietböhl Rodrigues participa, pós-pandemia, no interior do Estado.“O superintendente conhece bem a região e a atuação da Universidade. Vamos debater sobre o andamento da turma e também a possibilidade de pensar em uma quarta classe em parceria com o Pronera”, comenta Pelegrini.