Tecnologia em Agropecuária presente na Expointer 2017

O curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW participou esta semana da Expointer 2017. O evento que é realizado em Esteio – RS, é considerado uma das maiores exposições agropecuárias do país.
A participação do curso se deu através de uma viagem de estudos feita por acadêmicos e professores com o objetivo de aprimorar conhecimentos e verificar o que há de novo e mais moderno no setor agropecuário, através de oficinas, palestras, encontros com entidades e demais atividades.
Para a Coordenação do curso, as viagens e visitas durante a formação dos acadêmicos são de grande importância, porque proporcionam aos acadêmicos a visualização de exemplos, organizações, resultados de várias expressões daquilo que os professores apresentam em sala de aula. E não poderia ser diferente em uma visita à 40ª Expointer.
A exposição é reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. A feira teve origem em 1901, quando ainda era um evento de âmbito estadual. Em 1972, com a participação de 13 países, nasceu a Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio. A Expointer - Exposição Internacional de Animais, é um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário do País. Neste palco, o Rio Grande do Sul se reconhece, vivenciando a essência das tradições em plenitude, em uma verdadeira celebração da cultura e dos costumes gaúchos.
Na ultima edição pode ser visto reunido num mesmo local as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estavam expostas no parque as mais modernas máquinas desde a agricultura familiar até a patrimonial. Além disso, o que tem de melhor da genética de leite e corte divididas entre as raças de maior destaque criadas no Estado*.
Segundo o professor Leandro Bittencourt de Oliveira "é um evento impar uma oportunidade que os alunos tem de enxergar o futuro, ver e rever colegas de profissão, atualizar as informações com o que o mercado agropecuário tem de mais moderno”.
Os alunos que participaram da viagem tiveram oportunidade de visualizar um touro da raça Limousin de mais de 1400 kg, entrou vários outros animais.
Na oportunidade houve uma agenda com o Delegado Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário - SEAD, Márcio Madalena, a fim de reafirmar a parceria com o curso e com o Pronera, para tratar sobre a 3ª turma destinado aos Beneficiários do Crédito Fundiário e dialogar sobre a questão de recursos para este fim.
Segundo o professor Fábio Mallmann “a reunião com o Delegado da SEAD, Márcio Madalena, foi importante para reforçar o nosso grande interesse em dar continuidade ao PRONERA para os beneficiários do crédito fundiário (PNCF) da nossa região, que já conta com a aprovação do projeto para a terceira turma, mas ainda depende de liberação de recursos por parte da União”.
Durante o diálogo foram apresentados diversos dados relacionados à melhoria dos índices produtivos e de aspectos