Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Tecnologia em Agropecuária promove viagem de estudos
Na manhã do último sábado, dia 03, as turmas do 6º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, PRONERA e Regular, fizeram uma viagem de estudo para conhecer os sistemas de terminação de bovinos de corte.
No primeiro momento da atividade, foi visitada uma propriedade em Seberi, que conta com um sistema semi-confinado para as fêmeas e confinado para os machos, com pastagem de verão formada por Tifton e Gigs.
Durante esta visita, o grupo pôde visualizar a alimentação fornecida no cocho, que para ambos os sexos consiste de grãos inteiros de milho e aveia misturados com um concentrado peletizado, utilizado para fazer uma dieta conhecida como “alto grão”. A maioria dos animais terminados são abatidos e comercializados no mercado local.
Já a segunda visita foi realizada no município de Cristal do Sul, que possui um confinamento de bovinos machos, castrados, junto a uma cerealista, da qual, utilizam os resíduos para adicionar a dieta dos animais que no momento é composta de aveia, milho, farelo de soja, sal mineral e silagem de milho (produzida na propriedade).
Ambas as propriedades preferem utilizar machos jovens (2 a 3 anos), castrados, adquiridos na região sul e sudeste do Estado do RS, com predominância genética de raças de corte europeias (Angus, Hereford e Charolês). Segundo os mesmos, estes animais são mais aptos para terminação tendo maior conversão alimentar e melhor acabamento e rendimento de carcaça, principalmente.
A atividade foi encerrada com um almoço na comunidade de Cristal do Sul, organizado e servido pelo acadêmico do Pronera, Marcio Sarturi.