Tecnologia em Agropecuária- Pronera presente no XV Seminário da Abertura da Safra da Citricultura 2018 no município de Liberato Salzano

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
26/06/2018

A pedagogia da alternância refere-se a uma proposta de ensino que reivindica a possibilidade de uma educação não apenas no campo, mas pelas populações do campo com uma construção do conhecimento significativa para o contexto social, cultural e produtivo do local. É por meio deste preceito que o curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, URI- FW tem operado, sendo um forte apoiador do desenvolvimento regional, especialmente no âmbito rural. 

 

 

Deste modo, o curso tem apoiado atividades e projetos de cunho social voltados a comunidade em geral, fortalecendo o contato entre os acadêmicos e a sociedade. Um exemplo desta interação foi a participação dos alunos e professores no XV Seminário da Abertura da Safra da Citricultura 2018, no município de Liberato Salzano, no dia 22 de Junho. O evento promovido pela Prefeitura, Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS-Ascar, Associação dos Citricultores de Liberato Salzano e Embrapa Clima Temperado, contou com diversas atividades. 

 

 

Dentre elas, o seminário iniciou com o painel “Manejo conservacionista do solo e nutrição em citros”, tema abordado pelos professores da URI, campus Frederico Westphalen, Lenio da Silva Santos e Paulo de Tarso Teixeira. Além deste painel, o tecnólogo em agropecuária, egresso do Pronera, Valtemir Bazeggio, apresentou o programa de fomento que a Isau projetou pensando no desenvolvimento da citricultura na região. 

 

 

Este evento é de grande importância para a comunidade local, pois a Citricultura é uma importante atividade geradora de renda para as famílias que residem no município. Já que Liberato Salzano está há mais de 30 anos investindo nesta atividade com aproximadamente 450 famílias.

 

 

A fim de tornar a participação do curso no evento ainda mais produtiva, no período da tarde, os alunos do Pronera, acompanhados do professor Paulo de Tarso e da Técnica de Campo, Mariele Boscardin, visitaram a Indústria de Sucos do Alto Uruguai (ISAU). Fundada em 2011, a ISAU, é uma indústria especializada na fabricação de sucos concentrados de laranja e derivados. Além de visitar toda a indústria e acompanhar como se dá o processamento da laranja, os acadêmicos foram recebidos pelo Administrador e Sócio da ISAU Sérgio Montagner que relatou sua experiência e trabalho realizado junto a Indústria.

Confira as imagens: