Tecnologia em Agropecuária PRONERA realiza aula prática de Suinocultura
No último sábado, dia 30 de setembro, os alunos do 5º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária- PRONERA, realizaram uma aula prática na propriedade do Egresso do Curso, Tiago Pessotto, no município de Taquaruçu do Sul.
Na oportunidade, o grupo visitou a granja de criação de suínos em fase de creche, por intermédio da disciplina de Suinocultura, ministrada pelo professor Sandro José Paixão.
Durante a visita, o egresso apresentou um breve histórico da família conciliando as atividades de suinocultura com as demais atividades existentes na propriedade. Atualmente, Tiago é Secretário da Agricultura do município.
A propriedade concilia atividade de suinocultura na fase creche e na fase de terminação. A produção de suínos em creche é a atividade mais recente que a família investiu. Tiago relatou todos os trâmites e burocracias que enfrentou para construir os dois galpões (creche e terminação). O galpão de creche tem capacidade de alojar de 2.800 animais e o galpão de terminação, 800 suínos.
O diplomado da URI relatou aos alunos sobre os estabelecimentos e explanou sobre o processo de liberação das licenças ambientais e de operação, como também o valor financiado, em que comparando às construções já existentes desde o ano de 2000, em que era tudo manual - desde a alimentação até a limpeza e higienização das baias- , com a construção recente em que o nível de tecnologia já surpreende e a facilidade do manejo na recepção e na entrega dos suínos facilitou a vida da família, bem como possibilitou manter as atividades caminhando juntas. Tiago relatou, também, que o município de Taquaruçu do Sul, através de programas de incentivos municipais à atividade, foi um dos aliados para o aumento da atividade neste setor.
Durante a aula prática, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo em vista que na oportunidade o professor Sandro José Paixão, explicou detalhadamente sobre a ração fornecida aos animais nessa fase inicial de produção, trabalhando a conversão alimentar dos animais, bem como a necessidade de ração fornecida, como a qualidade e com os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento dos animais.
Segundo o docente, "a atividade da suinocultura em nossa região só tende a crescer, pois a realidade social e o retorno financeiro, como também, a contribuição que volta ao município é o que mais gira na economia interna, fazendo assim alguns municípios como Taquaruçu do Sul se destacar no setor. Para os acadêmicos conhecer uma granja com nível tecnológico e poder discutir sobre diversos assuntos, trouxe um conhecimento a mais, que ficou mais fomentado, e sendo conciliado ao que se apresentou em sala de aula, tornando significativa a ideia da prática conciliada à teoria".
Para aluna Jaquelina Uber Bomm, “uma aula realizada fora de sala e em um local onde se pode ver e conhecer um sistema novo é o que move sig