Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Tecnologia em Agropecuária realiza aula Transdisciplinar

Os acadêmicos do 6º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária realizaram no dia 27 de outubro, uma aula transdisciplinar. A atividade integrou as disciplinas de Fruticultura, Conscientização Agrícola e Extensão Rural e foi realizada na propriedade do acadêmico Roberto Mezzaroba, em Ametista do Sul.
Os acadêmicos junto com os professores da Área de Ciências Agrária e a Diretora Acadêmica da URI/FW, professora Elisabete Cerutti, participaram da aula transdisciplinar, que iniciou na sede da Coperametista, onde o Presidente da Cooperativa Élton Mezzaroba explicou como a cooperativa surgiu em 2007.
Ele destacou os aspectos ligados a produção da uva, tanto in natura para mesa e para fabricação de vinhos e sucos.
Os acadêmicos também assistiram a uma explanação sobre a variação de preços do produto e como a suavidade da fruta influencia nos preços e na busca de novos mercados e consumidores.
O grupo conheceu as dependências da Agroindústria da Coperametista e pode acompanhar o processo de fabricação dos sucos de uva, laranja e também do vinho.
Na segunda etapa da visita, os acadêmicos foram até a propriedade do acadêmico de Curso Superior de Tecnologia Agropecuária Roberto Mezarroba, que cultiva quatro hectares de uva Niágara. No parreiral foram destacados os aspectos ligados ao manejo de solo, adubação e manejo de pragas e doenças.
Segundo o acadêmico Luís André Locatelli, durante a aula prática, “tivemos o privilégio de conhecer as formas de trabalho e funcionamento da vinícola, bem como todas as etapas da produção de vinho e suco. A prática é tão importante quanto a teoria, para a aprendizagem do conteúdo. Muitas coisas ficaram mais claras”.