Tecnologia em Agropecuária realiza Seminários Temáticos Regionais
O curso de Tecnologia em Agropecuária realizou nos dias 20 e 22 de junho, duas edições do Seminário Temático Regional. A primeira, no município de Alpestre e a segunda em Liberato Salzano. Os Seminários Temáticos foram da Primeira Turma de Formandos do PRONERA.
O evento de Alpestre, RS, contou com a presença de Clair Olavo Bertussi, técnico da Emater, que palestrou sobre o histórico da precipitação pluviométrica e a relação com o uso dos solos na agricultura do município. Ele contou também com o apoio dos professores Fábio Joel Kochem Mallmann e Luis Pedro Hillesheim, que coordenadaram as apresentações do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, do PRONERA e conduziram o evento. Em seguida, as apresentações dos formandos foram iniciadas e posteriormente tiveram observações realizadas pelas bancas avaliadoras.
No município de Liberato Salzano, o Seminário foi aberto pelo professor e Coordenador dos seminários Fabio Joel Kochem Mallmann e pelo professor Gelson Pelegrini, que falou em nome da instituição sobre o curso de Tecnologia em Agropecuária. Pelegrini trabalha com os acadêmicos no período de alternância, quando eles desenvolvem o Projeto profissional de vida da propriedade Rural, o que possibilita a permanência do jovem no campo e a sucessão familiar.
Os projetos apresentados, que pertenciam anteriormente às disciplinas de Elaboração e Implantação Prática de Projetos II, III e IV, competem, agora, no último semestre, à disciplina de Seminário de Avaliação e Divulgação de Prática de Projetos. Por isso, os acadêmicos devem apresentá-los em um evento aberto à comunidade.
Em Alpestre foram apresentados os seguintes projetos:
• Ricardo Michel Rockenbach Postulski, com o projeto intitulado “Projeto de viabilização econômica da unidade de produção agropecuária da família Rockembach com ênfase na produção de fumo e laranja”, avaliado pelos professores Fábio Joel Kochem Mallmann (orientador) e Leandro Bittencourt de Oliveira, e por Alencar dos Santos, Biólogo da Emater de Alpestre;
• Diego Pudlo, com o projeto intitulado “Incremento de atividades produtivas do sistema de produção agropecuário com ênfase em bovinocultura de leite da família Pudlo de Alpestre-RS”, avaliado pelos professores Fábio Joel Kochem Mallmann (orientador) e Leandro Bittencourt de Oliveira, e por Edson Vargas de Mello, Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura de Alpestre;
• Magnos Alexandre Petter, com o projeto intitulado “Projeto de propriedade sustentável com produção de leite em sistema semiextensivo e atividades de subsistência”, avaliado pelos professores Luis Pedro Hillesheim (orientador) e Sandro José Paixão, e por Wagner Rogério Bohn, professor da Casa Familiar Rural de Alpestre.
Em Liberato Salzano foram apresentados os seguintes projetos:
• Alison Tiago Bertuol, com o projeto intitulado “Aumento e melhoramento da produção de leite”, avaliado pelos professores Alexandre Gazolla Neto (orientador) e Gelson Pelegrini, e por Valcir Sacon,