Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Tecnologia em Agropecuária realiza visita ao Laboratório de Solos

Os acadêmicos do 3º semestre do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária participaram de uma atividade prática diferenciada. Uma aula prática no Câmpus II da URI/FW reuniu o grupo na manhã do último sábado, dia 06 de maio, e teve como temáticas principais a coleta e análise de solos. A aula foi conduzida pelo professor responsável pela disciplina Nutrição Mineral de Plantas, Dr. Fábio Joel Kochem Mallmann.
No trecho entre os Câmpus I e II, os estudantes foram orientados a observar e descrever os três perfis de solos encontrados, identificados como Latossolo, Cambissolo e Neossolo. No debate, foram abordadas diversas características existentes no solos, como textura, pedregosidade, estrutura, porosidade, compactação, profundidade entre outros. A análise permitiu que o grupo discutisse também sobre os diferentes fatores e processos que atuaram nas suas formações. Os potenciais de uso agrícola e as limitações destes solos também mereceram destaque.
Após a atividade, os acadêmicos foram conduzidos até a área experimental do Câmpus II onde realizou-se uma discussão sobre os procedimentos necessários para uma coleta correta e representativa de amostras de solos. Depois os alunos coletaram amostras de solos da área em duas camadas: 0-10 e 10-20 cm de profundidade, para avaliar a fertilidade.
Na terceira etapa da aula, os acadêmicos visitaram o Laboratório de Análise de Solos da URI/FW, também localizado no Câmpus II. Lá o grupo conheceu como ocorre o trabalho de rotina das análises de solo encaminhadas ao laboratório, desde o recebimento, identificação, secagem e moagem, até o funcionamento dos diversos equipamentos utilizados no local.
Oportunidades como esta são extremamente produtivas, pois proporcionam aos acadêmicos a vivência de atividades diferentes das rotinas diárias e agregam conhecimento. A oferta de aulas práticas faz parte da rotina de atividades acadêmicas realizadas pelo curso.