Tecnologia em Agropecuária: sexto semestre participa de aula prática de processamento de tilápia

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
04/05/2023

A prática dos ensinamentos teóricos é uma das principais características do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Nessa perspectiva, os alunos do sexto semestre, turma do Pronera, participaram, na sexta-feira, 28, de uma aula prática da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal acompanhados da professora da disciplina, Roseli Maria Lamb Zanchin, e do proprietário da Agroindústria Bom Gosto, Rogério Volpato.


Na oportunidade, Volpato deu um depoimento sobre sua experiência ao montar uma agroindústria da área animal, contando um pouco de sua trajetória. Na parte prática, explicou para os alunos como é fazer a técnica de filé de tilápia. 


Ao decorrer da aula, foram desenvolvidas diversas receitas pelos alunos, onde os mesmos puderam visualizar, na prática, o conteúdo teórico. Os filés de tilápia foram processados com vários tipos de temperos, bem como foram testados pelo processo de fritura. Assim que entra em contato com o óleo quente, a água presente nele começa a elevar a sua temperatura e a evaporar de forma rápida quando atinge seu ponto de ebulição (muito inferior ao do óleo, que pode chegar até 190°). Isto faz com que o alimento desidrate, o que resulta na crocância e maior concentração do sabor.


Segundo a professora Roseli, práticas como estas são importantes para o desenvolvimento rural, pois representam uma forma de valorização da agricultura familiar e de incentivo às agroindústrias familiares, já que vários alunos são agricultores. “É por meio de ações como estas que observamos a importância e a relevância da agricultura familiar na produção de alimentos. A disciplina de Tecnologia de Alimentos vem muito ao encontro dos alunos e de suas famílias, especialmente no que diz respeito à questão de produção de alimentos para a subsistência de suas famílias”, complementa.

Confira as imagens: