VLibras

Tecnologia em Agropecuária, um Projeto de Vida

Aula Transdisciplinar do 3º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária teve como...

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
11/06/2019

No sábado, dia 1o de junho, os professores do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, Gelson Pelegrini, Luis Pedro Hilleshein, Sandro Paixão e Leandro Bittencourt de Oliveira estiveram na propriedade do acadêmico do 3º semestre Anderson Rachke, localizada na Linha Barra do Perau no município de Vicente Dutra. Lá realizaram uma aula transdisciplinar, na qual foram abordados assuntos estudados nas disciplinas do semestre corrente e que se agregavam aos temas geradores vinculados ao Projeto Profissional e de Vida do acadêmico.

 

A aula teve seu início bem antes daquele momento prático, de acordo com Coordenador do Curso, o Professor Gelson Pelegrini “ela se iniciou junto com o semestre, quando foi levado aos acadêmicos esta proposta de aula transdisciplinar, onde eles seriam orientados pelas disciplinas e foram desafiados a organizar e encontrar uma propriedade em meio a realidade típica da região”. A partir daquele momento a prática estava indissociada da teoria.

 

Inicialmente discutiu-se o tema gerador da aula, “o projeto profissional e de vida” conectado com o mundo do trabalho onde o professor Gelson Pelegrini deu início as atividades, fazendo um debate sobre como são as atividades da família no meio rural. Para tal, a família começou relatando sobre o histórico da propriedade e como chegaram as atividades que desenvolvem atualmente que são: a produção de tabaco, porongo, soja e feijão.

 

Durante o debate sobre as principais fontes de renda da família, algumas elencadas por ela mesma como atividade de subsistência, sendo a produção de mel de abelhas e também a implantação de tanques de piscicultura. Na ocasião o professor Sandro Paixão fez alguns comentários sobre os principais manejos e cuidados para se trabalhar com a produção de mel e tornar esta também uma atividade que possa gerar mais renda para a família, bem como, os cuidados que devem ser tomados antes da implantação dos tanques de piscicultura, principalmente com relação a qualidade da água e tipo de solo. Sandro ainda destacou que uma atividade que demandaria pouca mão de obra, seria a implantação de galinhas poedeiras, com a finalidade de produção de ovos para a subsistência da família.

 

Em seguida o professor Luis Pedro Hillesheim socializou mecanismos de gestão de unidades de produção agropecuária, através de planilhas específicas que possibilitam organizar os custos de produção num centro de custos e facilitar na tomada de decisão, o sistema está conectado com as atividades do campo, das atividades agropecuárias e tem por finalidade a sustentabilidade financeira da propriedade.

 

Na sequência, a condução da aula seguiu à cargo da disciplina Nutrição Mineral de Plantas. Nesta etapa, os alunos foram desafiados a organizar e coletar amostras de solo de uma determinada área, para posterior análise química.

 

Ao final o processo de produção e beneficiamento dos porongos foi analisado pelos estudantes e professores

Confira as imagens: