Temática Arquitetura da Habitação abre Ciclo de Palestras

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
06/06/2017

A 4ª edição do evento que marca e celebra os cinco anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW tem como temática o conforto ambiental e a habitação.


A palestra de abertura realizada na noite desta segunda-feira, 05 de junho teve como autor o professor Dr. Hugo Farias, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em Portugal. Ele falou sobre “Arquitetura da Habitação, Questões atuais: Versatilidade e Hibridez Tipológica”.
 

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da URI/FW o professor falou sobre a temática do evento e sobre a importância de eventos como este direcionados aos profissionais em formação.

 
A arquitetura é uma disciplina que é arte e técnica e que tem como principal objetivo a criação dos ambientes em que o homem vive, em que o homem habita. Por tanto, o dever que o arquiteto tem com a sociedade é responder aos problemas que lhe são colocados e conseguir fazê-lo de uma maneira que os usos dos espaços proporcionem uma vida melhor. Este será o papel social do arquiteto. Ao resolver uma construção, num espaço interior ou num espaço público,  um espaço individual ou coletivo, tanto faz, criar condições para que a vida se desenvolva. Esse é o grande papel do arquiteto”, declarou o professor Hugo, ressaltando a satisfação de ter sido convidado a participar do evento.


O professor Hugo Farias orienta a professora Alessandra Gobbi Santos, no doutoramento que ela faz na Faculdade de Lisboa, em Portugal. A professora, que integra o grupo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW enfatiza que a vinda do professor acrescenta muito na temática do habitar.


Ela conta que os estudos são embasados nesta temática e o objetivo da vinda do professor foi de frisar a humanização dos espaços e a interpretação do lugar para melhor projetar a casa onde cada um vai morar, que é a questão do habitar.


Nós trabalhamos muito com os alunos, inserindo essa proposta que o acadêmico de arquitetura consiga após sua formação, ter a ideia dessa percepção de uma habitação que possa satisfazer essa encomenda, esse cliente. E que entenda essas dimensões todas que envolvem a habitação não só física e construtiva dos espaços, mas também a questão cultural, a questão da tradição, questão da identidade. A questão dos aspectos comunitários quando se tratam de prédios que são habitações coletivas. Então além do contexto geográfico, da topografia, do terreno, além das questões climáticas, essas questões mais físicas, mais concretas. Trabalhar o habitar enquanto local onde eu me sinta bem. Onde eu consiga realmente me sentir no meu lugar,” explica Alessandra.


O Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, professor Cristhian Moreira Brum enfatizou que a vinda do professor Hugo Farias, foi o coroamento do presente que o curso está proporcionando à comunidade acadêmica em comemoração aos cinco anos da graduação.


Esse é um dos eventos mais importantes que temos. E esse ano é atípico, pela vinda do professor Hugo. Por seu olhar urbanístico de i

Confira as imagens: