Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Temática Direito e a Mulher abre programação do URI ROSA
A programação especial preparada para lembrar a campanha de orientação, alerta a prevenção aos diversos tipos de câncer que acometem as mulheres, e começou com dois importantes eventos na Universidade.
Na manhã desta quarta-feira, 05, uma palestra sobre câncer de mama abriu a programação do curso de Direito. A médica ginecologista e obstetra Marília Simoni Candaten falou aos acadêmicos e professores no Auditório do Câmpus I, sobre a importância dos cuidados com a saúde e principalmente a prevenção. Outro assunto apresentado foi o letramento cultural e a discriminação de gênero na música gauchesca. O tema foi abordado pelas professoras Denise Almeida da Silva e Vanice Hermel, ambas do Mestrado em Letras da URI/FW.
À noite, a programação contou com a participação da Miss Transdiversidade do RS, Mariana Ferreira. Ela falou ao público presente no Salão de Atos sobre a causa que representa e defende e as dificuldades enfrentadas para ser respeitada enquanto mulher trans. Aos 23 anos, Mariana trabalha como maquiadora e esteticista em Passo Fundo e representa a Arco LGBT, que é a Associação para o reconhecimento coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros em eventos que tratam do assunto em todo o estado.
“Ser trans não é mudar da noite para o dia. A minha história começa muito cedo, enfrentando a minha família, enfrentando uma sociedade onde você não é aceita, comumente vista com um símbolo sexual ou um marginal. Por isso eu represento a causa, para quebrar esse tabu e essa visão errada que todos têm de nós”, explicou Mariana reforçando que participar de eventos como o URI ROSA, dentro de uma Universidade e tendo contato com jovens estudantes é uma oportunidade de difundir conhecimento. O que segundo ela, é fundamental para mudar o pensamento das pessoas.
Na companhia de Miss Transdiversidade, também palestraram a juíza do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar do Foro Central de Porto Alegre, Dra. Magdeli Machado e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional do RS e membro consultora da Comissão Nacional Mulher Advogada do Conselho Federal OAB, Dra. Beatriz Peruffo, que falaram sobre o direito e a mulher.
A programação do URI ROSA, segue nesta quinta-feira, 06, com o 1º Workshop da Mulher Empreendedora, com depoimentos de egressas do curso de Administração e palestras sobre saúde da mulher e envelhecimento. A partir das 19h no Salão de Atos da URI/FW.