Terceira Idade: atividade física, saúde e vida ativa

O projeto de extensão "Vida ativa: Atividade física e saúde na Terceira idade", pertencente ao Departamento de Ciências da Saúde e pelo Curso de Educação Física foi desenvolvido no período de agosto de 2017 a julho de 2018.
Teve por objetivo desenvolver um programa de exercícios físicos com pessoas idosas da comunidade como forma de promoção da saúde e prevenção de doenças. O referido teve como orientadora a professora Graduada em Educação Física - UNIJUÍ e Mestre em Educação Física-UFPR, Claudinara Botton Dal Paz e bolsista, a acadêmica do 8º semestre de Educação Física Bacharelado, Jéssica Ana Tavares de Oliveira.
No desenvolvimento do projeto, inicialmente foi realizado um diagnóstico das participantes, com anamnese, medidas antropométricas e testes funcionais. Na sequência, o início as atividades físicas, realizadas duas vezes por semana durante 60 minutos.
Participaram 50 pessoas, com idade de 60 anos ou mais. As atividades consistiram de caminhadas orientadas, exercícios resistidos, de flexibilidade e aeróbios com música, além de atividades recreativas.
O Programa proporcionou a integração entre a Universidade e a comunidade e foi de extrema relevância por oportunizar a prática de exercícios físicos, considerando-se que a inatividade física é um fator de risco para doenças. Nessa perspectiva, o Projeto obteve êxito, levando à comunidade uma alternativa para melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Pinheiro (2004) destaca que a prática de atividade física promove além da prevenção, a reabilitação da saúde do idoso, pois acrescentam melhoras a aptidão física, e consequentemente, facilita a manutenção de bons níveis de independência e autonomia para as atividades da vida diária.
Importância do projeto
Para a orientadora, professora Claudinara, as atividades realizadas contribuíram para a promoção da saúde em nosso município, fundamentando assim o esforço em levar à comunidade ações dessa magnitude, sendo característica dessa Instituição desenvolver políticas sociais para melhorar o bem-estar da população.
Nesse sentido a URI/FW e o Curso de Educação Física Bacharelado realizam a interação com a comunidade no sentido de compartilhar saberes exercendo a responsabilidade social e também aprimorando o conhecimento acadêmico.
A bolsista Jéssica destaca que: “o projeto agregou muito ao meu currículo enquanto acadêmica, pois me proporcionou levar até a comunidade os conhecimentos adquiridos no curso de Educação Física Bacharelado. Tive a oportunidade de apresentá-lo aos meus colegas de curso para que eles pudessem conhecer um pouco mais do que era desenvolvido nas atividades. Os participantes puderam conhecer um dos vários meios pelos quais a Universidade chega até a comunidade, levando sua missão de ser uma Universidade comunitária que prima pela qualidade, ação solidária, inovação e integração com a comunidade, voltada para o desenvolvimento regional”.
Assim, destaca-se que proj