Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Texto de revista do Mestrado em Letras foi tema do Enade 2017

A notícia que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio – INEP, autarquia vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela elaboração das provas aplicadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes –Enade, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, usou um fragmento de texto da revista Literatura em Debate chegou como grata surpresa á Universidade. Especialmente ao Mestrado em Letras, que produz a publicação desde 2007, através do Programa de Pós-Graduação em Letras – área de Literatura Comparada.
A professora Dr.ª Luana Teixeira Porto contou que “o INEP divulgou, no site, as provas do ENADE de Letras 2017 e, para minha surpresa e alegria, um fragmento de texto publicado na Literatura em Debate em 2011 apareceu como texto motivador de uma das questões. Isso indica que nossa revista tem circulado fora do contexto regional e que outros pesquisadores apreciam o que está sendo publicado aqui”.
De acordo com a professora a questão em que o texto foi usado é a de número 35 e apareceu na prova de Letras – Bacharelado. Para ela o uso do material prova que o periódico Literatura em Debate está inserida e é referência em estudos acadêmicos, despertando o interesse de pesquisadores que não atuam na Universidade.
“Além disso, o conteúdo da questão mostra que cada vez mais é preciso saber ler a inter-relação entre as linguagens, proposta que nosso curso de Mestrado em Letras desenvovle há mais de dez anos”, afirma Luana.
Veja AQUI a questão.