Transgredindo Fronteiras no Seminário: As Marcas da Presença Indígena na Universidade

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
10/06/2014

Na última quinta-feira, dia 05, foi realizado o Seminário intitulado As marcas da presença indígena na universidade. O evento foi promovido em parceria com a URI – Câmpus de Frederico Westphalen e  Programa de Mestrado em Educação, tendo em sua abertura a presença e a fala da Dra. Edite Maria Sudbrack, Coordenadora do referido Mestrado e Chefe do Departamento de Ciências Humanas.


  



Na oportunidade, foram apresentados os resultados da pesquisa com acadêmicos indígenas da URI/FW, desenvolvida na dissertação do mestrado em Educação, intitulada Diálogos e/ou monólogos interculturais quando da presença indígena na universidade, realizada pela mestre em Educação Camila Guidini Camargo, sob orientação do Dr. Attico Inácio Chassot, o qual dialogou  sobre "Quando indígenas são alienígenas".
 




A noite marcou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, entre elas acadêmicos indígenas, membros das comunidades indígenas, como caciques, diretores de escolas, colegas professores e alunos. Ainda, contou com a presença de professores e alunos do Mestrado em Educação e membros da 20º Coordenadoria Regional de Educação.



O seminário constituiu-se um importante momento para a construção diálogos, socializar experiências e perspectivas, bem como desenvolver juntos, acadêmicos, comunidades indígenas e universidade, novos olhares para a educação intercultural.




Veja alguns depoimentos que traduzem o momento compartilhado no Seminário:

 

“I Seminário Indígena da URI possibilita novos caminhos aos indígenas.” – Gilson Nascimento – acadêmico indígena.


“Ter participado desse Seminário foi uma experiência única! Por tal motivo, espero que a semente que foi plantada através das ideias e sugestões, renda muitos frutos e com isso possamos alimentar nossas mentes e corações.”
– Priscila Goré Emílio – acadêmica indígena.


“Pra mim foi muito importante esse seminário, por que até que enfim nós chegamos a esse ponto, sentar e dialogar sobre a nossa presença na URI.”
– Luiz Cadete – acadêmico indígena.


Cumprimento a Camila e ao seu orientador prof. Attico, por inaugurar um espaço de diálogo intercultural em nossa Universidade e em nossas vidas. Obrigado. – Edite Maria Sudbrack – Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Coordenadora do Mestrado em Educação.

Confira as imagens: