Tratamento de resíduos é temática de estudos

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
19/06/2017

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da URI tiveram neste semestre a oportunidade de aprender de forma teórica e prática a importância, a relevância e o motivos que justificam a necessidade de se tratar os resíduos produzidos pelo homem.
Através da elaboração e do desenvolvimento de um projeto, os estudantes colocarem em prática alguns tipos de tratamentos. Os resíduos podem ser classificados como sólido, líquido ou gasoso. A partir dessa identificação, os alunos dividiram-se em três grupos para realizar cada um, um tratamento diferente.


O primeiro grupo realizou o tratamento de resíduo líquido, no qual foi evidenciada a separação do óleo da água. O tratamento se deu pelo uso de um sistema apropriado para a prática. Através dele, o óleo foi reutilizado na produção de sabão e, a água foi tratada por sistema de filtro montado pelos acadêmicos.


O segundo grupo realizou o tratamento de resíduo sólido, através da produção de um biodigestor que converteu fezes de animais, por ação de bactérias anaeróbicas, em gás metano. O produto final pode ser reutilizado como combustível, em fogões domésticos e até mesmo em geradores de energia elétrica.


E o terceiro grupo fez o tratamento de resíduo líquido, com o tratamento de uma amostra de água de rio, através da montagem de um filtro de água, composto por camadas de pedra fina, pedra grossa, areia fina, areia grossa e carvão.


Os trabalhos foram concluídos com sucesso pelos estudantes que apresentaram os resultados obtidos para os colegas, em um seminário realizado em aula.

 

Confira as imagens: