Trilhas Interpretativas: uma ferramenta de Educação Ambiental
Da natureza para o conhecimento

O Curso de Ciências Biológicas da URI/FW desenvolve um projeto intitulado: “Trilhas Interpretativas: uma ferramenta de Educação Ambiental”, esse visa apresentar ecossistema através de uma trilha ecológica para os alunos do ensino fundamental e médio e comunidade em geral.
A trilha fica localizada no Câmpus I da URI e nela os participantes podem percorrer um trajeto com orientação do ecossistema bem como desenvolver aspectos e conceitos ecológicos importantes para a interpretação do ambiente, propondo uma interação significativa dentro da Floresta Estacional Decidual do aluno com o meio ambiente que o circunda.
Relação do ser humano e a natureza
Segundo a Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976) a educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
+ de 5 mil alunos realizaram a trilha
Nesse sentido, a educação ambiental é o aspecto norteador do Projeto que é desenvolvido desde 2010 e já contemplou mais de 5 mil alunos desde o inicio, a trilha é acompanhada pela acadêmica do curso Laiza Buzatto sob a orientação da professora Claudia Cerutti Kuhnen, o projeto já oportunizou a elaboração de um material didático e de jogos para desenvolver o cuidado com o meio ambiente.
Na última semana os alunos e professora do projeto Jovem Aprendiz do SENAC participaram da trilha motivados pelo estudo que faziam sobre os princípios da sustentabilidade ambiental.