Turma do Pronera realiza viagem internacional

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW com apoio da Coordenação de Tec. Agropecuária
24/07/2017

A primeira turma de formandos do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, o PRONERA realizou uma viagem internacional. O destino foi o Uruguai, e a atividade se deu a partir da disciplina de Agrossilvicultura I, que integra o 7º semestre do curso.


A viagem foi um dos requisitos para a conclusão da disciplina, e também a ultima viagem que a turma fez durante a vivência na Universidade.


No dia 11 de Julho, o grupo formado por professores, técnico-administrativos e acadêmicos partiu em viagem.


A chegada ao destino aconteceu no dia 12 de Julho, na cidade de Florida. Durante a estada no Uruguai, os visitantes conheceram uma Usina Eólica, a empresa OLAM Internacional. Os alunos também visitaram o El Mangrullo (Tambo especializado em Vacas Jersey), na cidade de Paso de los Toros/Uruguai e o sistema de bonificação da Cooperativa Nacional de Productores de Leche – Conaprole, do Uruguai.


No retorno para o Brasil, foram realizadas paradas para discutir e debater sobre a leitura de paisagem, a tipologia do solo, e os modos de produção, comparando com a teoria trabalhada e os acréscimos dados pelos professores Leandro Bittencourt de Oliveira, sobre solos, e o professor Thiago Cantarelli sobre o modo de criação do gado no Uruguai comparado com o Brasil.


No dia 14 já em território brasileiro, o grupo visitou a empresa Sementes Simão na cidade de Dom Pedrito/RS, e fez uma parada na Unipampa, Campus de Dom Pedrito. A visita serviu para conhecer o Curso de Bacharelado em Enologia, para conhecer a produção de vinhas finas e a Adega da Universidade, apresentada por Vagner Brasil o qual é coordenador do curso.


O roteiro da viagem foi concluído com uma visita a Vinícola Almaden, do Grupo Miolo, em Santana do Livramento/RS.
 

Segundo Professor Alexandre, “a contextualização proporcionada pela viagem aos acadêmicos nos sistemas de produção agropecuários do Uruguai e Brasil, com destaque para a cadeia produtora do leite, produção e qualidade de sementes, cultivo de vinhedos e produção de vinhos, configura-se como elo de interligação entre os conhecimentos adquiridos na Universidade e a pratica diária da propriedade”.


Certamente foi uma viagem muito significante para turma, pelo fato da tecnologia diferente que podemos conhecer, experimentando uma outra realidade, com diferentes processos de produção e da tecnologia de sementes, se analisando a produção de uva na cidade de Santana do Livramento/RS, em que o solo é arenoso, diferentemente dos que trabalhamos aqui em nossa região, e com o relato de que não é mais utilizado o quebra vento em torno das parreiras onde segundo o responsável da vincula não se tem necessidade porque o vento no modo de produção utilizados por eles vem em beneficio a produção e  a melhor produtividade das parreiras”, conta o acadêmico Amarildo Manfio.

 

O representante da turma do Pronera, ressalta ainda a união da turma durante toda a viagem, e o comprometimento de todos nas visitas, frisando o agradecimento ao Curso e à Universidade pela importante oportunidade cedida para a turma, pela experiência que de certa forma foi única e significativa na vida de todos.
&

Confira as imagens: