Último dia de inscrições para a III Turma do PRONERA

Formação Superior para Agricultores Beneficiários do Crédito Fundiário

URI FW
Imagem Notícia

Gabrieli Wagner - Estagiária e Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
19/08/2019

O PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) foi criado no ano de 1998, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. Seu objetivo é buscar garantir o acesso à escolarização para jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária que, até então, não haviam garantido o direito de se alfabetizar, tampouco o direito de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

No ano de 2010, foram incluídos os Beneficiários do Crédito Fundiário como público alvo do PRONERA. Em 2014 teve início à primeira experiência do Brasil do PRONERA com beneficiários do Crédito Fundiário através do Curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, fruto do convênio do INCRA com a Universidade. Os trabalhos com a segunda turma iniciaram em 2015, dando sequência a experiência exitosa pioneira no Brasil. 

 

Ao final de 2018, contabilizam-se 61 agricultores beneficiados pelo Crédito Fundiário, possuindo diploma de nível superior e tendo seus projetos profissionais e de vida elaborados e implantados nas unidades de produção adquiridas através desse crédito, sendo esses viabilizados em 26 municípios das regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Região Celeiro. 

 

3ª TURMA DO PRONERA É UMA CONQUISTA PARA A REGIÃO

 

O coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Gelson Pelegrini relata que “A felicidade que sentimos no momento da formatura destas turmas foi imensa, tendo a certeza que o objetivo da universidade comunitária foi atingido, são agricultores que se não tivessem esta oportunidade dificilmente conseguiriam ingressar no ensino superior”.

 

- Esta parceira da URI com o INCRA viabilizada pelo PRONERA permitiu que dezenas de famílias de agricultores pudessem melhorar sua condição de vida, possibilitando acesso ao conhecimento que aumentou suas habilidades e possibilidades de reprodução social -, acrescentou o coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária.

 

A terceira turma possibilitará que mais de 40 agricultores beneficiários do Crédito Fundiário possam cursar o Ensino Superior, construir seus projetos e viabilizar suas unidades de produção. Isto promove o desenvolvimento regional e influencia diretamente na dinâmica da agricultura praticada nos municípios de territórios rurais, como é o caso do Médio Alto Uruguai.

 

A URI/FW em nome da Direção e do Coordenador do Curso, desde já agradecem a parceria da EMATER, dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e das prefeituras da região, além dos diplomados, Casas Familiares Rurais e demais entidades que participaram e irão atuar junto deste processo.

 

SAIBA MAIS SOBRE AS PRÓXIMAS AÇÕES

Confira as imagens: