Últimos dias de inscrições para o curso Competências Técnicas e Jurídicas no Exercício da Vereança

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Lucas Postal / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
08/09/2023

 As inscrições para o curso Competências Técnicas e Jurídicas no Exercício da Vereança da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, estão nos últimos dias, podendo ser realizadas na Página de Eventos da URI/FW, até segunda-feira, 11 de setembro. A formação oferece aos vereadores conhecimentos que possam gerar aperfeiçoamento no desempenho de suas atividades relacionadas às suas funções nos Poderes Legislativos Municipais. 


Além disso, o objetivo da capacitação promovida pela URI/FW é ser um espaço dinâmico de aprendizagem e conhecimentos, bem como de desenvolvimento pessoal comunicativo e aprimoramento das aptidões para melhor realizar as atividades relacionadas à Câmara de Vereadores, como a gestão pública.


De acordo com o diretor acadêmico da URI, Carlos Eduardo Blanco Linares, a formação para Desenvolvimento de Competências Técnicas e Jurídicas no Exercício da Vereança está sendo idealizado pela URI há tempos. “É uma preocupação e missão da instituição contribuir para a capacitação dos que cuidam e regulamentam a administração e a conduta do município. Temos certeza que as atividades previstas neste curso, que consideram aspectos jurídicos-legais, irão agregar no desenvolvimento pessoal dos vereadores, bem como, no aprimoramento das aptidões para a gestão pública de cada um”, destaca Linares.


O professor do curso e da disciplina de Gestão Pública das graduações da URI/FW, Gerson Luís Batistella, também Administrador, Auditor de Controle Externo do TCE/RS, Coordenador Regional TCE/RS e Professor-Instrutor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS, comenta sobre a importância da busca pela qualificação na área da gestão pública. “Isso impõe aos vereadores, e às pessoas que almejam o desempenho de uma atividade legislativa, trilhar caminhos em busca desse aperfeiçoamento e a devida preparação para bem representar sua comunidade junto aos Poderes Legislativos, obtendo plenas condições de exercer o papel constitucionalmente definido de legislar e de fiscalizar”, complementa Batistella.