Um dia dedicado a reflexões coletivas

Edição 2016 do Ciclo de Formação Continuada foi realizada no Câmpus de FW

URI FW
Imagem Notícia

Jeane da Luz - Assessoria de Comunicação
10/03/2016

Há cinco anos, um dos eventos mais importantes do mês de Março no calendário acadêmico da URI é o Ciclo de Formação Continuada para Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa. Desde o início do mês, Reitor e Pró-Reitores, acompanhados de professores palestrantes, deslocaram-se até as unidades da URI em Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e Erechim, para a realização do evento. Nesta quinta-feira, dia 10, foi a vez do Câmpus de FW e no próximo dia 16, a atual edição do Ciclo será encerrada em Santiago.
 

Através de uma programação diversificada, o evento oportuniza aos gestores, professores e técnico-administrativos, momentos de reflexão a cerca de temas atuais e pertinentes ao universo acadêmico.
 

Neste ano, os temas escolhidos foram: “Internacionalização: Diálogos com a Itália”, “Educação em Direitos Humanos”, “Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena”, “Educação Ambiental”.

 

Recepção

 

As alunas da Escola Básica da URI/FW, Eduarda Tiburski e Maitê Castro recepcionaram os convidados com música, encantando a todos com seu talento. A apresentação do novo vídeo institucional do Câmpus de FW também integrou este momento inicial do evento.

 

Pronunciamentos institucionais

Representando a Direção do Câmpus anfitrião, a Diretora Acadêmica, Professora Elisabete Cerutti, deu as boas vindas aos presentes, propondo, através da obra " O Jardim de Monet", uma reflexão a cerca da simbologia do evento, representada pela figura da ponte. “Nessa travessia, vamos entendendo que o conhecimento é, ao mesmo tempo, crucial para a produção, geração de riqueza e desenvolvimento, o que implica a necessidade de ações rápidas e eficientes para que a Universidade possa continuar a desempenhar seu papel fundamental de formar profissionais com visão crítica em diversas áreas do conhecimento”.
 

Ao final da sua fala, o público foi surpreendido com a entrega de uma flor pelas mãos da aluna do URI Kids, Alyssa Ulbriki Costa.
 

O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli abriu oficialmente o evento, reafirmando a importância das reflexões propostas pelos organizadores. “A ideia não é que os temas que serão tratados sejam esgotados hoje. E sim, que este momento seja o marco do início de uma série de reflexões. A URI caminha com muita prudência, mas também com muita decisão. E eventos como este nos tornam mais preparados para que consigamos transpor os obstáculos e consolidar, cada vez mais, a nossa Universidade”.

 

Confira as imagens: