Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Universidade comemora o Dia do Livro incentivando a leitura
O Dia Nacional do Livro foi celebrado de uma forma diferente. Uma atividade desenvolvida pelo curso de Letras incentivou todos os alunos da instituição a ler. O URI em Leitura começou ainda de manhã, quando os mais de 90 estudantes da Escola de Educação Básica e acadêmicos dos cursos diurnos fizeram a leitura do mesmo texto. À tarde, professores e acadêmicos que estiveram em sala de aula, também participaram do momento cultural.
À noite, entre às 20h e Às 20h30, o texto voltou a ser lido nas salas de aula de diferentes cursos. A “Parada para Leitura”, nome dado à intervenção chamou a atenção dos alunos. Em algumas salas, personagens da literatura interagiram com o texto e com os leitores. O Chapeleiro Maluco da obra Alice no País das Maravilhas e Emília, Tia Anastácia e Tio Barnabé do clássico de Monteiro Lobato, Sítio do Picapau Amarelo chamaram a atenção.
Eduardo Garlet é acadêmico do 5º semestre de Letras representou um dos personagens . Ele diz que aceitou vestir-se de Tio Barnabé durante a ação porque vê uma grande necessidade de semear o hábito da leitura em outros cursos. “A gente sente todos os dias a necessidade de estar interagindo mais a leitura. De ensinar o ato de ler com mais profundidade para que a gente possa criar cidadão que tenham o hábito de ler”, disse ele.
A atividade faz parte do projeto “O Mundo da Leitura no mundo do Câmpus”. A professora Marinês Ulbick Costa, coordenadora de Letras, explica o objetivo da ação: “Nós propomos esse desafio, para que nós enquanto Universidade, possamos nessa noite pararmos meia hora para refletirmos sobre a questão da leitura. Este projeto visa imbuir os nossos acadêmicos, a nossa comunidade para que percebam o quão importante é ler. A leitura forma, informa e transforma”.