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Universidade investe em novidades metodológicas de ensino
Reforçando a característica empreendedora da Universidade e potencializando ações para o incentivo as práticas inovadores, foi realizada uma reunião entre a Diretora Acadêmica da URI/FW, professora Elisabete Cerutti e um grupo de professores da instituição na última segunda-feira, 04, que marcou o início da execução de um projeto inovador. O encontro foi o primeiro em que a ideia de aplicação de novidades metodológicas foi apresentada. A intenção é que os professores da Universidade tenham uma metodologia de ensino híbrido, uma inovação no ensino.
Segundo a professora Elisabete, hoje, muito se fala em “inovar no ensino”. Fazendo referência a tendências de metodologias capazes de inovar para garantir maior aprendizagem e qualidade no ensino. ”Não se trata de mais um modismo na educação, mas de um olhar diante do que a essa oportuna relação educação e tecnologias podem oferecer aos educandos, educadores e instituições quando se reflete sobre as características de alunos que temos recebido hoje neste contexto cibercultural que tratamos nessa obra”.
Ainda de acordo com a Diretora Acadêmica, frente a essa importante questão, é importante considerar pesquisas relacionadas a personalização do ensino. Já que há, hoje, propostas que possibilitam a diferenciação nas maneiras tanto de ensinar, quanto de aprender.
Para Elisabete, “a facilidade de acesso e de ambiência às tecnologias, estamos defendendo a ideia de que quando o aluno pode exercer sua autonomia, estamos oferecendo a ela a possibilidade de através da tecnologia aprender, nem sempre de maneira padronizada”.
A ideia de um ensino híbrido, propõe que o foco deixe de ser apenas o professor e passe a ser o aluno. Fazendo com que o docente seja mediador. Tendo nas tecnologias, um importante suporte durante as aulas e abrindo espaço para mais diálogo com o aluno.
Ainda esse mês, o projeto terá continuidade com novos encaminhamentos da metodologia, o que significa para os nossos acadêmicos, novas ferramentas para aprender na URI.