Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Universidade mais próxima da comunidade

Dois projetos que visam a qualificação e a produtividade no campo aproximam ainda mais a Universidade da comunidade. Especialmente dos produtores rurais da região.
Esta semana, os professores Carlos Eduardo Blanco Linares e Sandro Rogério Giacomelli, juntamente com o técnico de campo Ricardo Piton, visitaram produtores de leite da região do Conselho Desenvolvimento Regional Médio Alto Uruguai - Codemau.
A visita teve como objetivo realizar um diagnóstico inicial da propriedade onde serão implementados dois projetos: Elaboração de uma ração contendo planta medicinal para controle da mastite bovina e Desenvolvimento de carrapaticida a base de plantas para uso em bovinos financiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDECT/RS.
O primeiro projeto tem como objetivo utilizar folhas de uma planta tradicionalmente utilizada na prevenção de doenças em humanos para controle da mastite bovina subclínica. A mastite é a doença que mais impacta na produção leiteira, acarretando prejuízos financeiros expressivos, levando perda de produção de leite, gastos com antibióticos e até mesmo descarte do animal.
Já o segundo pretende a elaboração de um biocarrapaticida a base de plantas, não prejudicial ao meio ambiente, de fácil acesso pelo pequeno produtor rural ligados à bacia leiteira.
Durante a visita, com os proprietários da unidade de produção rural, foram discutidos aspectos relacionados a cadeia produtiva do leite, tais como: transferência de tecnologia, acesso à informação, inovação tecnológica, parâmetros de qualidade do leite e da água usada na atividade leiteira e legislação. Além disso, foram abordados processos tecnológicos de agregação de valor à produção leiteira, como forma de aumento na renda da agricultura familiar.
Dentro desse cenário a URI, com o apoio da SDECT/RS, forma um elo com a sociedade, através de projetos estratégicos que visam o desenvolvimento sócio-econômico, a qualificação de recursos humanos, à modernização do setor industrial, a melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços e aumento da produtividade.