Universitários de Agronomia participam de aulas práticas

Alunos fabricaram diversos alimentos por meio da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
15/04/2024

A teoria aplicada à prática tende a proporcionar mais conhecimento e aperfeiçoamento na execução das atividades. Nesse sentido, a professora do curso de Agronomia, da URI/FW, Roseli Maria Lamb Zanchin, programou aulas práticas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, envolvendo duas turmas.


No dia 25 de março, na cozinha da universidade, aconteceu a primeira aula, com a produção de queijos cottage temperado e com mel, pães de queijo e cocada, utilizando ingredientes trazidos pelos alunos de suas propriedades. Ao finalizar, depois de observar os resultados, foi feita a degustação dos alimentos finalizados.


No dia 1º, outra turma de acadêmicos participou da aula prática. Os alunos dividiram-se em grupos para realizar uma das receitas indicadas pela docente – linguiças de frango, mista ou de suína caseira, charque ou salame. Os materiais para o desenvolvimento da prática foram fornecidos pela universidade e por alguns acadêmicos.


As operações realizadas foram semelhantes as que acontecem em agroindústrias de processamento de carne familiares, que tem como objetivo agregar valor aos produtos fabricados em casa.


As aulas agregaram conhecimento aos futuros engenheiros-agrônomos, pois validam os processos de fabricação, bem como auxiliam no conhecimento para o trâmite de conseguir os selos de garantia de produtos de origem animal.

Confira as imagens: