Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI abre as portas para a arte e a cultura
Vernissage de Valéria Pinheiro foi realizada na Biblioteca
A Biblioteca Central da URI-Câmpus de Frederico Westphalen foi palco, na noite da última terça-feira, dia 24, da Vernissage da Exposição da artista plástica frederiquense Valéria Pinheiro. O evento contou com a presença de aproximadamente cem pessoas, entre direção, professores, alunos e técnico-administrativos da Universidade, amigos, familiares e clientes da artista.
O primeiro momento da noite foi destinado ao registro de agradecimentos. A diretora-geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, anfitriã do evento, destacou a importância de momentos como este para a academia. “É nosso papel enquanto Universidade promover a arte e a cultura, pois este é um espaço para também tornar as pessoas mais sensíveis e humanas. E a arte nos proporciona exatamente isso, instigando nossos sentidos”.
Na sequência, Valéria Pinheiro explanou sobre a sua carreira, destacando as propostas e peças escolhidas para a exposição. Agradeceu a todos que acompanham e apoiam o seu trabalho e à URI, em especial, por ter aberto as portas para a exposição. “A série os Trabalhadores é uma homenagem à importância dos trabalhadores rurais da nossa região. Como a arte é vivência e experiências do artista, a série Os Sentimentos e o Tempo – Body Art -, foi pensada sobre essa arte, tão contemporânea, uma das artes mais populares atualmente. Com o intuito de levantar algumas questões como a marcação corporal, o que isso representa para cada tela viva, quando escolhe um desenho e seus significados. Agradeço a todos pelo apoio e pela presença nesta noite. Podem acreditar que nem mesmo as exposições internacionais com críticos de arte me deu tamanha alegria do que ter a presença de vocês aqui”.
O evento, que integra a programação de encerramento do ano letivo da Universidade, seguirá até o dia 03 de dezembro. A exposição, que é aberta ao público e pode ser conferida nos horários normais de funcionamento da Biblioteca, apresenta três composições: Pintura (série premiada na Europa "Os Trabalhadores"), Body Art e Ilustração.