Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI apoia Movimento pela Paz Sepé Tiaraju
Atividades ocorrem dias 19 e 20

O Ministério Público do Rio Grande do Sul promoverá, em Frederico Westphalen, o Movimento pela Paz Sepé Tiaraju. Juntamente com a Promotoria de Justiça do Município e diversas instituições parceiras serão realizadas diversas palestras e oficinas voltadas para os alunos.
A URI – FW, uma das apoiadoras do evento, sediará algumas das atividades e diversos professores estão envolvidos na consolidação de oficinas. Os workshops do primeiro dia, 19, acontecerão na Universidade, bem como o painel “A paz e suas facetas”, apresentado no Salão de Atos.
Já no dia 20, acontecem as oficinas simultâneas, entre elas, “Brincando e aprendendo valores e paz”, “Dança”, “Meio Ambiente e a valorização da vida”, “Recursos humanos e cidadania, mecanismos pela paz”, “Mapa da violência e cultura da paz”, “prevenção da violência contra crianças” e “Sim para a paz e não a violência”, conduzidas pelos professores da URI.
Sobre o Movimento:
Entre os problemas mais recorrentes na escola estão a violência e a dificuldade de estabelecer um trabalho conjunto entre a instituição escolar, a família e a sociedade em geral. A presença desses problemas leva muitas vezes ao abandono escolar e à reprovação, o que acaba por marginalizar um grande número de estudantes, sobretudo das camadas menos privilegiadas da sociedade. O “movimento pela paz Sepé Tiaraju” propõe mobilizar diversos atores sociais para que juntos desenvolvam com vistas ao enfrentamento da violência e da exclusão social por meio da educação e da construção de uma cultura de paz.
O projeto conta com a adesão de pessoas interessadas em interagir com as comunidades escolares tendo como foco a prevenção e enfrentamento da violência na construção de uma cultura de paz.
Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do Movimento pela Paz.
Coletiva de Imprensa
A URI esteve presente, na última quinta-feira, de uma coletiva de imprensa organizada pela Promotoria de Justiça de Frederico Westphalen. Na oportunidade, o Promotor de Justiça de Frederico Westphalen, Dr. Rogério Fava Santos, e o Promotor de Justiça de Palmeira das Missões, Dr. João Paulo Bittencourt Cardozo explicaram aos participantes detalhes acerca do Movimento, que deverá agir de forma muito eficaz junto às escolas.