URI apoia Movimento pela Paz Sepé Tiaraju

Atividades ocorrem dias 19 e 20

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
13/03/2015

O Ministério Público do Rio Grande do Sul promoverá, em Frederico Westphalen, o Movimento pela Paz Sepé Tiaraju. Juntamente com a Promotoria de Justiça do Município e diversas instituições parceiras serão realizadas diversas palestras e oficinas voltadas para os alunos.


A URI – FW, uma das apoiadoras do evento, sediará algumas das atividades e diversos professores estão envolvidos na consolidação de oficinas. Os workshops do primeiro dia, 19, acontecerão na Universidade, bem como o painel “A paz e suas facetas”, apresentado no Salão de Atos.


Já no dia 20, acontecem as oficinas simultâneas, entre elas, “Brincando e aprendendo valores e paz”, “Dança”, “Meio Ambiente e a valorização da vida”, “Recursos humanos e cidadania, mecanismos pela paz”, “Mapa da violência e cultura da paz”, “prevenção da violência contra crianças” e “Sim para a paz e não a violência”, conduzidas pelos professores da URI.


Sobre o Movimento:


Entre os problemas mais recorrentes na escola estão a violência e a dificuldade de estabelecer um trabalho conjunto entre a instituição escolar, a família e a sociedade em geral.  A presença desses problemas leva muitas vezes ao abandono escolar e à reprovação, o que acaba por marginalizar um grande número de estudantes, sobretudo das camadas menos privilegiadas da sociedade. O “movimento pela paz Sepé Tiaraju” propõe mobilizar diversos atores sociais para que juntos desenvolvam com vistas ao enfrentamento da violência e da exclusão social por meio da educação e da construção de uma cultura de paz.


O projeto conta com a adesão de pessoas interessadas em interagir com as comunidades escolares tendo como foco a prevenção e enfrentamento da violência na construção de uma cultura de paz.


Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do Movimento pela Paz.


 

Coletiva de Imprensa


A URI esteve presente, na última quinta-feira, de uma coletiva de imprensa organizada pela Promotoria de Justiça de Frederico Westphalen. Na oportunidade, o Promotor de Justiça de Frederico Westphalen, Dr. Rogério Fava Santos, e o Promotor de Justiça de Palmeira das Missões, Dr. João Paulo Bittencourt Cardozo explicaram aos participantes detalhes acerca do Movimento, que deverá agir de forma muito eficaz junto às escolas.
 

Confira as imagens: